Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Reforma Agrária
  3. MST se organiza com mobilizações em marcha e acampamentos no Rio Grande do Norte, Pará e Alagoas

MST se organiza com mobilizações em marcha e acampamentos no Rio Grande do Norte, Pará e Alagoas

Governo busca desapropriações, recursos financeiros e medidas para garantir a permanência de famílias no campo.

Por: Júlia Mendes

21/07/2025 21:03

3 min de leitura

MST se organiza com mobilizações em marcha e acampamentos no Rio Grande do Norte, Pará e Alagoas
(Imagem de reprodução da internet).

Com a celebração do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, nesta quinta-feira (25), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promove a “Semana Camponesa”, com ações em diversos estados do país. Sob o lema Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós temos áreas aqui que estão há mais de 20 anos aguardando a desapropriação, aguardando que o Estado brasileiro dê resposta à situação das famílias acampadas”, denuncia Júlia Iara, da direção do MST no Maranhão.

Para Jorge Neri, líder do movimento no Pará, a mobilização é também um instrumento de disputa política mais ampla: “Desejamos pressionar o governo para acelerar a Reforma Agrária, mas também combater a PEC da Destruição e construir o plebiscito popular sobre a jornada 6×1 e a taxação das grandes fortunas”.

Leia também:

Blog post image

MST lança manifesto à população: “Lula, onde está a Reforma Agrária?”

Blog post image

Em Rio, famílias acampadas do MST exigem avanços na Reforma Agrária: “Ocupar para o Brasil alimentar”

Blog post image

MST ocupa Incra no Ceará em busca de crédito e educação no campo

As manifestações se dão em um momento de críticas ao governo Lula devido à demora na criação de novos assentamentos e pela falta de políticas públicas estruturantes para os territórios já existentes.

A Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra) aponta que apenas 3.353 famílias foram implementadas em assentamentos durante o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, número considerado inadequado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O movimento reivindica que, em 2026, o governo federal aloque recursos concretos para assegurar o direito à terra e à produção de alimentos saudáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da expropriação de terras, a trajetória abrange reivindicações de crédito e incentivo à produção de alimentos, investimentos em educação rural e organização dos assentamentos.

Em Alagoas, mais de mil trabalhadores e trabalhadoras do campo montaram acampamento no pátio da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), em Maceió. Eles reivindicam reunião com o governador Paulo Dantas (MDB) para solucionar o acordo de 2015, que previa a destinação das terras da Usina Laginha e parte da Usina Guaxuma para a Reforma Agrária. A mobilização também demanda políticas agrícolas, como mecanização e apoio à agroindústria, além da retomada do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários e do Centro de Direitos Humanos da PM/AL.

Em Pernambuco, integrantes do MST percorrem a BR-406 em direção a Natal, denunciando o descaso com as políticas de Reforma Agrária no estado e exigindo que o governo estadual implemente ações concretas, incluindo a desapropriação de áreas, sobretudo do complexo açucaneiro em Ceara-Mirim, e a regularização das famílias já assentadas pelo Incra. A discussão também abrange o financiamento para a produção e a reorganização do perímetro irrigado em Apodi.

Em Belém (PA), aproximadamente 400 membros do MST mantêm acampamento na praça Waldemar Henrique, com atividades programadas até 26 de julho. “Durante esta semana, o MST no Pará está promovendo um conjunto de ações para dar visibilidade à luta pela Reforma Agrária e também a temas como o combate à PEC da Destruição e o plebiscito popular”, explica Jorge Neri, da direção estadual do movimento. A programação inclui marchas, apresentações, exibições de filmes e debates públicos.

No Maranhão, as ações acontecerão nos dias 22 e 23, com mobilização na sede do Incra, em São Luís, reunindo cerca de 300 pessoas. A pauta local denuncia a lentidão do Estado na regularização de áreas ocupadas há décadas. “A luta é pelo desenvolvimento dos assentamentos e pela permanência no campo, com políticas de crédito, moradia, educação e condições de comercializar a produção”, destaca Júlia Iara, da direção do MST no estado. No dia 23 à noite, os sem-terra se juntam à marcha da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que realiza encontro nacional na capital maranhense.

Fonte por: Brasil de Fato

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
AssentamentosMSTReforma AgráriaReforma Agrária PopularSem Terra
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Mais Notícias

Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

21/07/2025 22:39 | 1 min de leitura

● Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul julga que há relação de emprego entre motorista e Uber

21/07/2025 16:09 | 1 min de leitura

● AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

21/07/2025 18:15 | 2 min de leitura

● O ministro Moraes enfatiza que Bolsonaro não pode utilizar as redes de maneira direta ou indireta

21/07/2025 18:17 | 1 min de leitura

● Rodolfo Nogueira e Zé Trovão liderarão a Comissão de Mobilização Nacional em apoio ao Projeto de Lei

22/07/2025 12:51 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!