MST exige Lula por progressos na reforma agrária

Cem e vinte e dois mil famílias de trabalhadores rurais sem-terra e quatrocentos mil assentados esperam por políticas públicas que promovam o aumento da…

22/07/2025 8:43

1 min de leitura

MST exige Lula por progressos na reforma agrária
(Imagem de reprodução da internet).

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou na última segunda-feira (21) uma carta cobrando diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por avanços na reforma agrária. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional intitulada “Lula, cadê a reforma agrária?”, que pressiona o Executivo a acelerar a implementação de políticas para o campo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resposta, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar afirmou que o ritmo da reforma foi retomado e que pretende bater recordes históricos.

O MST considera a reforma agrária um instrumento fundamental para assegurar a soberania nacional e a alimentação. O movimento critica a demora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, liderado por Paulo Teixeira, e declara que buscará o assunto diretamente com o presidente, sem intermediários. De acordo com o MST, há 122 mil famílias acampadas e 400 mil assentadas no país que esperam por políticas públicas para otimizar a produção de alimentos e o desenvolvimento de suas áreas.

Leia também:

Ademais da demora na reforma, o movimento também criticou a aprovação do projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental, a proposta que possibilita ação policial sem ordem judicial em ocupações e a manutenção de normas que autorizam mineração e grandes obras em áreas de assentamento.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar respondeu às críticas, informando que foram disponibilizados quase 14 mil novos lotes para assentamentos somente neste ano. A pasta garantiu que, até o final de 2025, todas as famílias acampadas serão homologadas. O governo declarou que respeita o papel do MST, mas ressaltou o objetivo de alcançar resultados recordes na pauta agrária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.