O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) declarou na terça-feira, 15, que o processo no Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem foi vice entre 2019 e 2022, é uma questão do Brasil e que não admite interferência dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi feita em uma audiência da Comissão de Relações Exteriores, referente ao debate sobre a tarifa de 50% aplicada às importações de produtos brasileiros pelo presidente Donald Trump.
“Não admito que Trump interfira em um caso que é nosso”, declarou o general da reserva. “Existe uma injustiça sendo praticada contra o presidente Bolsonaro? Existe uma injustiça sendo praticada, mas cabe a nós, brasileiros, resolvê-la.”
LEIA TAMBÉM!
Ao anunciar a tarifação, na quarta-feira 9, Trump disseminou informações falsas sobre o processo contra Bolsonaro, afirmando que se tratava de uma “caça às bruxas” e solicitando que o julgamento não ocorresse.
A Procuradoria-Geral da República encaminhou ao STF suas alegações finais, reiterando a acusação de que Bolsonaro chefiou uma organização criminosa com o objetivo de viabilizar a trama golpista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é que o núcleo central do golpe – composto por Bolsonaro e outras sete pessoas – seja julgado ainda em 2024.
Fonte por: Carta Capital