Motta e Alcolumbre debatem a resposta do Congresso à alta tarifa americana

Líder da Câmara afirma que a resposta deve corresponder ao sentimento da Casa; a oposição acusa Lula e o governo articula reação com base na Lei de Reci…

10/07/2025 15:17

1 min de leitura

Motta e Alcolumbre debatem a resposta do Congresso à alta tarifa americana
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve se reunir na tarde de quinta-feira (10) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para construir uma resposta institucional do Congresso Nacional à medida anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Minha posição será uma posição que tem o sentir da Casa, ouvindo a todos. Foi um dos temas que debatemos na reunião, vamos seguir discutindo ao longo do dia”, afirmou Motta a jornalistas, sem garantir que um posicionamento oficial seja divulgado ainda hoje.

O encontro com Alcolumbre acontece em razão da pressão de líderes partidários que exigiram uma resposta do Legislativo em reunião com o presidente da Câmara nesta manhã.

Leia também:

A administração norte-americana, que estabelece uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, foi formalizada em carta de Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento, Trump também criticou o processo judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando-o como “vergonha internacional”.

Lula declarou que o Brasil é uma nação soberana e não tolerará interferências externas. Adicionalmente, afirmou que qualquer medida tomada de forma isolada será contestada com base na Lei de Reciprocidade Econômica, promulgada por ele em abril e aprovada com o apoio de diversas comissões parlamentares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crise teve impacto entre os parlamentares. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), declarou existir concordância entre as lideranças de que a medida dos EUA é “inaceitável” e que o Congresso deve responder institucionalmente.

A oposição atribuiu a deterioração das relações diplomáticas ao governo Lula. “A política externa ideológica, a irresponsabilidade fiscal e os escândalos de corrupção colocaram o Brasil em rota de colisão com o mundo civilizado”, declarou o deputado Sanderson (PL-RS), líder da oposição.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.