Motoristas de apps podem ter alívio! Vários estados preveem isenção do IPVA. Saiba mais sobre a medida que pode beneficiar Uber e 99.
Vários estados brasileiros estão considerando a possibilidade de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motoristas de aplicativos, como os que atuam nas plataformas Uber e 99. Essa medida, que pode representar uma grande notícia para os parceiros dessas empresas, varia de acordo com as leis de cada estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns municípios também podem oferecer essa isenção diretamente.
Para ter direito à isenção, os motoristas precisam cumprir certos requisitos. Em Rondônia, por exemplo, é necessário realizar no mínimo 3.600 atendimentos na capital do estado, dentro de um período de 12 meses que antecede a data de lançamento do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra opção é realizar 1.800 viagens no interior do estado, desde que o motorista esteja devidamente registrado nos aplicativos. A isenção se aplica ao veículo cadastrado no aplicativo.
Isenção em Outros Estados
A iniciativa já está sendo discutida em outros estados. Em Fortaleza, capital do Ceará, a Câmara Municipal aprovou um desconto de 50% no IPVA para mototaxistas de aplicativos. No Distrito Federal, há propostas para incluir motoristas e entregadores de aplicativos.
Em São Paulo, um Projeto de Lei (PL 51/2025) tramita na Assembleia Legislativa, com a proposta de isentar o IPVA para trabalhadores de aplicativos que atuam há 10 meses e que dependem exclusivamente dessa atividade como fonte de renda.
O valor do IPVA em São Paulo não é fixo e varia de acordo com o preço do veículo. Para carros de passeio, o imposto corresponde a 4% do valor do veículo, conforme a Tabela FIPE. Por exemplo, um carro com até 20 anos de fabricação e custo de 50 mil reais terá um IPVA de 2 mil reais.
Para motos, caminhonetes, ônibus e microônibus, a alíquota é de 2%. Caminhões pagam 1,5% e veículos de locadoras registrados em São Paulo, apenas 1%.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.