Mostra de Cinemas Africanos chega a Salvador com exibição de filmes de nove países; programação permanece disponível até o dia 24

Na sua oitava edição, o evento reúne mais de 15 convidados, incluindo cineastas e produtores africanos.

18/09/2025 11:08

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Mostra de Cinemas Africanos (MCA) celebra seu oitavo ano com uma nova edição na Bahia. A programação em Salvador (BA) iniciou-se na quarta-feira (17) e prossegue até o dia 24 de setembro nos espaços da Saladearte Cinema da UFBA e Cinema do Museu, além do Cineteatro 2 de Julho. Serão apresentados aproximadamente 12 filmes longos e 7 curtas de 9 países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os ingressos custam entre gratuidade e R$ 15. A programação oferece variedade de filmes de diferentes países do continente, com lançamentos exclusivos no Brasil, além de sessões de debates com cineastas, mesas de discussão e atividades educativas.

Confirmadas as presenças do cineasta senegalês Mamadou Dia, reconhecido como uma das vozes mais relevantes do cinema autoral no continente; da diretora nigeriana Ema Edosio, que retorna ao Brasil com seu novo filme que terá estreia mundial no Festival de Locarno 2025 (Suíça); e do ruandês Philbert Aimé Mbabazi Sharangabo, representante de uma cena vibrante de cinema em Ruanda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A curadoria é realizada por Ana Camila Esteves, idealizadora da Mostra, e pela ganense Jacqueline Nsiah, membro do comitê de seleção da Berlinale.

A Mostra de Cinemas Africanos 2025 homenageia o Professor Mahomed Bamba (1966-2015), recém-nomeado Professor Emérito postum da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em conmemoração dos dez anos de sua morte. A programação inclui uma sessão especial com a participação de estudantes, amigos e colegas, além de um curso gratuito que celebra o legado da sua produção acadêmica sobre os cinemas africanos.

Leia também:

Nesta edição, a Mostra de Cinemas Africanos destaca o cinema nigeriano contemporâneo, o “Naija Focus”. “Naija” é um apelido afetuoso utilizado pelo povo nigeriano para se referir ao seu país, uma palavra que expressa orgulho, identidade e pertencimento. Serão exibidos cinco filmes longos e seis curtas-metragens lançados entre 2023 e 2025, todos inéditos no Brasil. Essa seleção temática ocorre em um momento simbólico, marcado pela assinatura, em junho deste ano, de um acordo de coprodução audiovisual entre Brasil e Nigéria.

A programação inclui títulos como “O Fardo da Nigéria” (When Nigeria Happens, Nigéria, 2025), de Ema Edosio, um grupo de jovens bailarinos lida com desafios para preservar seus sonhos, considerando as incertezas do país. O filme foi exibido em agosto de 2025 no Festival de Locarno. “O Fim de Semana” (The Weekend, 2024), de Daniel Oriahi, apresenta um suspense que investiga as relações da classe média nigeriana, com estreia no Tribeca.

Outros filmes selecionados incluem “A Lenda da Rainha Errante de Lagos” (The Legend of the Vagabond Queen of Lagos, 2024), do Agbajowo Collective, que combina ficção e relatos reais para contar a história de uma jovem mãe que enfrenta dificuldades para sobreviver em uma favela à beira-mar. “A Estrada da Liberdade” (Freedom Way, 2024), de Afolabi Olalekan, expõe a corrupção policial no país. Ambos os filmes tiveram sua estreia mundial na Toronto International Film Festival em 2024.

O documentário “Os meninos estão bem”, de Abba Makama, lançado no Film Africa London em 2024, mostra a cultura jovem urbana da Nigéria através do skate, da música, da moda e da arte.

O Naija Focus inclui também sete curtas selecionados em parceria com o S16 Film Festival – evento de Lagos dedicado a novas vozes e linguagens – “A Esposa de Deus” (2024), “Partindo de Ikorodu em 1999” (2024), “Enyo / Reflexo” (2024), “Tudo Dura e Nada Termina” (2024), “Fluid Lagos” (2024), “Ecos do coração” (2024) e “Deus te Acompanhe” (2023).

Serviço

O quê: Mostra de Cinemas Africanos 2025

Quando: 17 a 24 de setembro

Onde: Salvador (BA)

Cineteatro 2 de Julho (R. Pedro Gama, 413 E, Federação): Gratuito

Saladeira Cinema da UFBA e Museu (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC Vale do Canela): Gratuito

Ingressos: R$ 15

Programação no site da Mostra.

Fonte por: Brasil de Fato

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.