Moscou considera inaceitável uma mudança de regime no Irã

O porta-voz, Dmitry Peskov, declarou que o assassinato do líder supremo iraniano abriria uma série de consequências imprevisíveis.

20/06/2025 1:31

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Uma alteração no sistema político do Irã seria “inaceitável”, e o assassinato do líder supremo do país “abriria a caixa de Pandora”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à Sky News, em entrevista divulgada na manhã de sexta-feira (20).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a questão de como a Rússia reagiria se Israel, com o apoio dos Estados Unidos, cometesse o assassinato do aiatolá iraniano Ali Khamenei, Peskov declarou, “de forma muito negativa, desaprovaríamos veementemente.”

Ele completou dizendo que isso resultaria em uma ação proveniente de dentro do Irã. Isso levaria ao surgimento de sentimentos extremistas no Irã, e aqueles que falam sobre (matar Khamenei) deveriam ter isso em mente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Peskov também afirmou que “uma mudança de regime no Irã” é impensável. Deveria ser inaceitável, até mesmo discutir sobre isso deveria ser inaceitável para todos, de acordo com a Sky News.

Os comentários se mostram as declarações mais firmes do Kremlin até o momento em relação ao conflito entre Israel e o Irã, um aliado relevante da Rússia no Oriente Médio.

Leia também:

Rússia e Irã mantêm laços diplomáticos e militares estreitos há muito tempo, uma relação que se fortaleceu após a invasão da Ucrânia por Moscou, que, por sua vez, foi uma tentativa de derrubar um governo democraticamente eleito em Kiev.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.