Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Mosca-da-fruta ativa gene para replicar comportamento sexual de outra espécie

Mosca-da-fruta ativa gene para replicar comportamento sexual de outra espécie

A ativação de um gene específico em moscas-da-fruta permite a transferência do comportamento reprodutivo de uma espécie para outra, revertendo processos…

Por: Lucas Almeida

02/09/2025 5:03

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A mosca-das-frutas (Drosophila melanogaster) tornou-se um modelo-organismo há mais de um século em diversos laboratórios ao redor do mundo, sendo uma espécie muito apreciada por geneticistas e biólogos. Com um genoma relativamente simples e bem caracterizado, seus genes foram transplantados em vários organismos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Nagoya, no Japão, conseguiu além da observação do funcionamento desses segmentos de DNA em outras espécies. Eles registraram, pela primeira vez na história, a modificação total de um comportamento instintivo através da manipulação de um único gene.

O estudo, publicado recentemente na revista Science, demonstrou que a ativação do gene fruitless em neurônios produtores de insulina fez com que a D. melanogaster adotasse um cortejo sexual da espécie irmã, D. subobscura: regurgitação de alimento para a fêmea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ambas as moscas pertencerem ao gênero Drosophila, suas trajetórias evolutivas, separadas há aproximadamente 35 milhões de anos, resultaram em comportamentos distintos de cortejo: a *Drosophila melanogaster* atrai a fêmea através de vocalizações emitidas pelas asas, enquanto a *Drosophila subobscura* oferece uma gota de alimento como presente à parceira.

Antes da separação evolutiva entre humanos e macacos, as espécies de moscas-das-frutas apresentaram divergências há cerca de 30 a 35 milhões de anos. Apesar de manterem o gene fruitless (ou fru), que regula o comportamento de cortejo masculino, suas estratégias evoluíram.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Felca revela reações de crianças sobre restrições polêmicas no chat do Roblox!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

China inova no policiamento de trânsito com robôs e inteligência artificial em grandes cidades

Imagem do post relacionado, leia tambem!

iPhone 18 Pro: Novas cores, câmera inovadora e chip A20 Pro em destaque!

O estudo demonstrou que, nas moscas que dão presentes (D. subobscura), os neurônios produtores de insulina estão conectados ao centro de controle do cortejo no cérebro, enquanto nas moscas que cantam (D. melanogaster) não há ligação funcional entre essas células nervosas e a “central do namoro”.

O gene fru apresenta várias versões de proteínas, denominadas isoformas. Uma delas, chamada FruM, é específica de machos e desempenha um papel fundamental na ativação dos neurônios que controlam comportamentos de cortejo, como cantar ou oferecer alimento durante o ritual de acasalamento.

Ao ativar o gene fru em neurônios produtores de insulina de moscas cantoras, para produzir proteínas FruM, as células desenvolveram longas projeções neurais e se conectaram ao centro de cortejo no cérebro.

Ao serem ativados, esses neurônios formaram novos circuitos cerebrais que geraram ações que não necessitavam ser aprendidas. Em outras palavras, os pesquisadores implementaram um comportamento de acasalamento da outra espécie, e a *D. melanogaster*, além de cantar, começou a oferecer presentes à fêmea.

Qual o significado dessas descobertas genéticas?

Para o coautor Yusuke Hara, o advento de novos comportamentos evolutivos não depende, necessariamente, da criação de novos tipos de neurônios. “A reconfiguração genética de pequena escala em alguns neurônios preexistentes pode levar à diversificação comportamental”, afirma.

O autor sênior Daisuke Yamamoto afirmou em comunicado: “Demonstramos como é possível rastrear comportamentos complexos, como a troca de presentes nupciais, até suas raízes genéticas, e, assim, compreender como a evolução cria estratégias inteiramente novas que auxiliam as espécies a sobreviver e se reproduzir”.

Essa transformação de moscas *D. melanogaster* em doadores de presentes não foi simplesmente um “desbloqueio”, pois não existia, na prática, nenhum tipo de ligação funcional entre os neurônios e o centro de cortejo. O que os cientistas fizeram foi reverter a evolução, induzindo a expressão do gene fru nesses neurônios e criando novos circuitos.

Aquele gene já operava no cérebro das moscas, porém necessitava ser modificado em outra população de células para gerar conexões totalmente novas. Isso levou a uma sobreposição inédita de um comportamento de corteijo de outra espécie aos comportamentos já existentes na mosca.

A mudança comportamental é observada em espécies de moscas-da-fruta, mesmo as distintas, e apresenta cerca de 60% de composição genética em comum com os humanos, o que aumenta seu valor como modelo para o estudo de doenças genéticas.

Moscas originárias dos Estados Unidos têm potencial para se disseminar globalmente, aponta pesquisa.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
comportamento animalcortejo sexualDrosophila melanogastergene fruitlessmosca-da-fruta
Foto do Lucas Almeida

Autor(a):

Lucas Almeida

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.

Imagem do post

Agora

Idosos em 2026: Isenção do IPVA é possível! Descubra como garantir a sua

02/02/2026 18:09 | 2 min de leitura

● Isenção do IPTU Negada? Descubra Como Recuperar seu Dinheiro em 2026!

02/02/2026 18:32 | 2 min de leitura

● Denúncia bombástica: Ênio, atacante da Chapecoense, acusado de manipulação de resultados!

02/02/2026 18:37 | 1 min de leitura

● Micromobilidade em Alta: Nova Regulamentação do Trânsito Brasileiro Define Regras e Multas!

02/02/2026 18:39 | 2 min de leitura

● Endrick brilha no Lyon e é eleito o jogador sub-20 mais eficiente do mundo!

02/02/2026 19:09 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!