Morre Adriano Gomes de Lima, ícone das Paralimpíadas e legado do esporte brasileiro

Falece Adriano Gomes de Lima, ícone das Paralimpíadas. Com 52 anos, ele deixa um legado de conquistas e inspiração no paradesporto brasileiro. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Falecimento do ex-nadador Adriano Gomes de Lima

No último sábado (7), faleceu o ex-nadador Adriano Gomes de Lima, reconhecido como um dos maiores medalhistas paralímpicos do Brasil. Ele tinha 52 anos e lutava contra um sarcoma (câncer ósseo) desde 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adriano acumulou um impressionante currículo em seis edições dos Jogos Paralímpicos, conquistando um ouro, cinco pratas e três bronzes. Suas medalhas foram obtidas em Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

Contribuições para o paradesporto

Em 2025, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) prestou homenagem a Adriano durante as celebrações dos 30 anos da entidade, reconhecendo sua significativa contribuição para o desenvolvimento do paradesporto no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB, então faço parte desta história. O Brasil sempre está entre os 10 melhores nos Jogos Paralímpicos devido ao investimento no esporte paralímpico”, afirmou ele na ocasião.

Início no esporte aquático

Adriano ingressou no esporte aquático buscando reabilitação após um acidente em que caiu de um telhado aos 17 anos. Sua trajetória inspirou muitos e deixou um legado no esporte brasileiro.

LEIA TAMBÉM!

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile