Moraes rejeita prisão imediata, mas alerta Bolsonaro sobre possíveis novas ocorrências

O ministro do STF considerou as razões apresentadas pela defesa do ex-presidente em relação à alegação de descumprimento da ordem de restrição de utiliz…

24/07/2025 11:15

1 min de leitura

Moraes rejeita prisão imediata, mas alerta Bolsonaro sobre possíveis novas ocorrências
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou a ideia de prisão imediata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Contudo, alertou que a detenção pode ocorrer se o ex-capitão reiterar a violação das medidas protetivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão de Moraes põe fim, por um tempo, à dúvida sobre a viabilidade da prisão do ex-presidente. O ministro determinou à defesa de Bolsonaro que apresente justificativas para a divulgação de suas entrevistas em redes sociais, mesmo após a determinação do próprio ministro, confirmada pela Primeira Turma do STF.

Verificou-se, de fato, o descumprimento da medida cautelar determinada, considerando que as redes do investigado Eduardo Nantes Bolsonaro foram empregadas em benefício de Jair Messias Bolsonaro.

Leia também:

Apesar da alegação de que a determinação foi desrespeitada, Moraes optou por não decretar a prisão preventiva, considerando uma “irregularidade isolada” e inexistência de outros descumprimentos — nos últimos dias, o ex-presidente tem evitado contato com a imprensa. Ele também declarou ter ponderado os argumentos da defesa.

A decisão de hoje, contudo, não é soberana. Caso Bolsonaro persista em desrespeitar as determinações, poderá ser preso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moraes determinou a conversão das medidas cautelares em prisão preventiva, alertando o réu que, em caso de novo descumprimento, a conversão seria imediata.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.