Moraes prossegue com a custódia de Delgatti e Zambelli permanece foragida na Itália
A solicitação apresentada pela defesa para a mudança para o regime semiaberto foi indeferida.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a prisão do hacker Walter Delgatti Neto, condenado a oito anos e três meses de reclusão pelo acesso ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solicitação de progressão para o regime semiaberto foi indeferida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O juiz enfatizou a gravidade das ações imputadas ao réu e declarou inexistente qualquer informação adicional que justificasse a alteração do regime de cumprimento da pena. Delgatti está preso desde agosto de 2023, após ser condenado por inserir documentos falsos nos sistemas eletrônicos do CNJ.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que o ataque hacker, ocorrido em janeiro de 2023, visava desmoralizar o Poder Judiciário e promover questionamentos sobre as eleições de 2022. Na trama, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) teria fornecido o documento falso para sua inserção no sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A parlamentar também foi condenada a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar, ao ser considerada mentora da ação criminosa, mas deixou o país antes da sentença. Atualmente, segue foragida na Itália, país no qual possui cidadania, e teve seu nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. O governo brasileiro formalizou um pedido de extradição para trazá-la de volta ao Brasil.
Fonte por: Brasil de Fato
Leia também:
Carlos Zarattini defende avanços na segurança pública e alerta sobre riscos em proposta no Congresso
Consumidores com Dívidas em Atraso Têm Chance de Renegociação em Mutirão Nacional
Clara Charf, fundadora do PT, morre em São Paulo aos 100 anos
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












