Moraes mantém a prisão preventiva de Braga Netto
O ministro considerou que os critérios para a prisão preventiva ainda se aplicam.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou na quarta-feira 16 o pedido mais recente do general Walter Braga Netto para ser dispensado do regime fechado e obter a liberdade provisória. O general é réu por envolvimento na trama golpista de 2022 e permanece preso desde dezembro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A defesa pleiteou a liberdade provisória com base no fato de que foi concluída a fase instrutória da ação penal e no entendimento de que o atual estágio do processo se distingue do momento em que houve a prisão preventiva.
Contudo, Moraes considerou que os requisitos para a prisão preventiva ainda estão presentes. “Nesse caso, a Procuradoria Geral da República destacou a existência de indícios da participação delitiva do réu, bem como a necessidade e adequação da manutenção da prisão preventiva”, afirmou.
Leia também:

Fluminense confronta Cruzeiro: horário e transmissão do jogo do Campeonato Brasileiro

Agenda L: curtinhas do Cruzeiro do dia 17/07/2025

Operário-PR confronta o CRB: horário e transmissão do jogo da Série B
A custódia de Braga Netto, segundo Moraes, é necessária para “assegurar a aplicação da lei penal e resguardar a ordem pública, diante do perigo gerado pelo estado de liberdade do custodiado e dos robustos indícios da gravidade concreta dos delitos imputados”.
Na segunda-feira, 14, a Procuradoria-Geral da República solicitou a condenação de Braga Netto por cinco crimes: organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.