Moraes inquérito contra Zambelli por obstrução de Justiça
O ministro determinou que a Polícia Federal apure o deslocamento da deputada aos Estados Unidos; a parlamentar deverá prestar esclarecimentos à corporação em até 10 dias.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes instaurou um inquérito na PF (Polícia Federal) nesta 4ª feira (4.jun.2025) para verificar se a viagem da deputada Carla Zambelli (PL-SP) aos EUA tem como finalidade obstruir a investigação criminal contra ela referente à invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Segue a íntegra da decisão (PDF – 170 kB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zambelli foi condenada pela 1ª Turma do STF em 14 de maio a 10 anos de prisão por falsidade ideológica e invasão de sistema do CNJ. Na quarta-feira (4.jun), Moraes decretou a prisão preventiva da congressista após ela anunciar que deixou o país.
A Polícia Federal ficará responsável por verificar se a deputada tentou prejudicar o curso da investigação ao sair do país, o que caracterizaria a prática de obstrução à justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As múltiplas entrevistas da relatora, em 03/06/2025, apontam que sua fuga do território nacional se reveste, além da tentativa de impedir a aplicação da lei penal, também, na reiteração das condutas criminosas de atentar contra as Instituições, por meio de desinformação para descreditar das instituições democráticas brasileiras e de interferir no andamento de processos judiciais em tramitação nesta Corte, afirmou Moraes na decisão.
O ministro também declarou que Zambelli adotará nos EUA uma posição parecida à do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também está nos EUA e é investigado por tentar intimidar ministros do STF.
Leia também:
Cade aprova compra da Marcolin S.P.A. pelo VSP Optical Group sem restrições
One Piece: Netflix revela bastidores do teaser da segunda temporada
Toei Animation lança “VISION2030” com plano ambicioso de expansão global
Também em entrevista, Carla Zambelli Salgado de Oliveira declarou que está reavaliando “o plano original de se mudar para a Itália” e que agora considera permanecer nos Estados Unidos e solicitar asilo político ao governo de Donald Trump – o que, como destacado, reforça o intuito de adotar o mesmo modus operandi utilizado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro na prática de condutas ilícitas”, afirmou o ministro.
Moraes também determinou que:
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












