Moraes indeferiu pedido de arquivamento da investigação envolvendo o diretor-geral no caso da ‘Abin Paralela’
Luiz Fernando Corrêa figura entre os acusados pela Polícia Federal. Uma possível denúncia compete à Procuradoria-Geral da República.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, recusou nesta terça-feira, 12, o pedido do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Fernando Corrêa, para encerrar a investigação contra ele no caso denominado “Abin Paralela”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em junho, a Polícia Federal indiciou Corrêa pelas supostas práticas de impedir ou embaralhar investigação, prevaricação e conluio no decorrer do processo. Uma eventual denúncia compete à Procuradoria-Geral da República.
“Considerando que a investigação está em andamento, com várias diligências já realizadas, o arquivamento seria absolutamente prematuro”, escreveu Moraes. A PGR já havia recomendado a rejeição do pedido da defesa. “Ademais, saliente-se que não cabe ao investigado pretender pautar a atividade investigativa”, completou o ministro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A acusação sustentou que o indiciamento de Corrêa era “ilegal” e “carente de fundamentação fática”. Dessa forma, buscava o revogamento da decisão do Ministério Federal, o que também não teve sucesso.
A PF indiciou 36 indivíduos após concluir a investigação sobre a espionagem clandestina de opositores do bolsonarismo por meio da Abin. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), embora apontado como beneficiário do esquema, não está na lista, pois já respondeu às acusações na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado.
Leia também:
STF Garante Direito ao Silêncio em Abordagens Policiais – Fachin Decide
Alexandre de Moraes conduz audiência no Rio sobre operação Contenção
Ministro Moraes envia carta rogatória aos EUA para notificar Paulo Figueiredo no caso de golpe de Estado
De acordo com a acusação, Corrêa agiu para prejudicar as investigações. A defesa rejeita as acusações.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












