Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Moraes determina que a cobrança do IOF não terá efeito retroativo

Moraes determina que a cobrança do IOF não terá efeito retroativo

A majoração do tributo representava a principal questão em relação à decisão do ministro que validou o decreto de Lula.

Por: Ana Carolina Braga

18/07/2025 14:51

2 min de leitura

Moraes determina que a cobrança do IOF não terá efeito retroativo
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que não haverá incidência retroativa de IOF sobre operações realizadas durante a suspensão do decreto do governo Lula (PT) que aumentava as alíquotas do tributo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moraes esclarece, portanto, a principal dúvida acerca de sua decisão de validar o decreto do presidente, assinado na última quarta-feira 16. O plenário do STF ainda julgará, em data indefinida, se mantém ou derruba a ordem do relator.

Uma parcela do setor financeiro manifestou surpresa em relação ao fato de a determinação inicial ter validade retroativa, de modo que as operações tributáveis com IOF realizadas após a anulação do decreto por parte do Congresso Nacional deveriam ser taxadas com base nas novas alíquotas.

Leia também:

Blog post image

Atriz de “Operação Cupido” está criando uma paródia do filme para o palco

SP - TRAMA GOLPISTA/ATO/BOLSONARO/APOIADORES/SP - POLÍTICA - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)(c), participa de ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, na região centro-sul da cidade de São Paulo, na tarde deste domingo, 29 de junho de 2025. Bolsonaro tenta ganhar força em meio ao avanço do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a trama golpista de 8 de janeiro de 2023, que ele é acusado de liderar. 29/06/2025 - Foto: JEFFERSON AGUIAR/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Tarcísio de Freitas defende Bolsonaro em face das medidas emergenciais e solicita “votos livres”

Blog post image

Executivo francês sugere eliminar dois dias de folha para diminuir o rombo fiscal

Diante da provocação da Federação das Indústrias, Moraes se manifestou novamente na sexta-feira. Ele destacou a importância da “segurança jurídica” ao afirmar que não haverá aplicação retroativa das alíquotas majoradas.

A dinâmica e complexidade das operações financeiras sujeitas ao tributo representam um obstáculo considerável à operacionalização da cobrança fiscal, com risco de insegurança e aumento desproporcional de litígios entre o Fisco e agentes econômicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, manifesto a decisão anterior no sentido da inviabilidade da majoração das alíquotas do IOF durante a suspensão da eficácia do decreto presidencial.

A Receita Federal, em nota publicada na quinta-feira, 17, esclareceu que as instituições financeiras que não efetuaram o recolhimento do IOF durante o período em que o decreto de Lula estava suspenso, não estão obrigadas a realizá-los retroativamente. A situação de pessoas físicas e empresas não estava, contudo, definida.

A partir da última quarta-feira, as alíquotas elevadas retomaram a validade para operações como compras internacionais com cartão, compra de moeda em espécie e remessas ao exterior, empréstimos a empresas e seguros VGBL.

O ministro Moraes acompanhou o argumento do governo Lula, que sustentava que não houve desvio de finalidade na alteração das alíquotas do IOF, ao contrário do que defendia a oposição.

Na avaliação do ministro, ocorreu um ato análogo a decretos de aumento de impostos implementados nas gestões de Lula, Fernando Henrique Cardoso e Jair Bolsonaro – validados pelo STF.

O ministro Moraes, contudo, desconsiderou a aplicação de IOF sobre o risco adiantado, uma prática habitual no mercado, onde empresas pagam seus fornecedores com antecedência por meio de instituições financeiras.

A equipe econômica, sob a liderança do ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), procura novas fontes de financiamento para suprir a perda de 450 milhões de reais em 2025 e de 3,5 bilhões em 2026 decorrente da redução do Imposto sobre Operações Financeiras sobre o risco de crédito.

Fonte por: Carta Capital

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
IOFministro MoraesSTFtributo IOF
Foto do Ana Carolina Braga

Autor(a):

Ana Carolina Braga

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Imagem do post

Mais Notícias

Jovem gestante de 12 anos falece em parto de emergência em Betim

18/07/2025 16:15 | 1 min de leitura

● Éder Militão e Tainá Castro comparecem a uma festa de pré-casamento

18/07/2025 16:13 | 1 min de leitura

● O governador Tarcísio Corrêa considera as ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como uma “humilhação” e “injustiça”

18/07/2025 16:11 | 2 min de leitura

● Estudantes precisam apresentar a documentação até o dia 18

18/07/2025 16:09 | 2 min de leitura

● Irmã Hong: chinesa é presa por se passar por mulher e gravar encontros íntimos com homens sem consentimento

18/07/2025 16:07 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!