O Supremo Tribunal Federal divulgou nesta terça-feira os depoimentos das testemunhas a favor dos réus no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), censurou uma testemunha que manifestou ceticismo em relação à trama golpista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A testemunha em questão foi Antonio Ramiro Lourenço, ex-secretário executivo do Ministério da Justiça, que foi ouvido a pedido da defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.
“Essa palavra ‘ golpe ’ eu só escuto na mídia. Acho que não teve nada nesse sentido de golpe”, disse Lourenço durante seu depoimento no dia 28 de maio.
Moraes alertou:
A Corte não se importa se o senhor concorda ou discorda que houve golpe. Limite-se a considerar os fatos,” afirmou o magistrado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja a transcrição:
Testemunha: “É claro que houve insatisfação com o resultado por parte de todos nós, não é? Nós fazíamos parte de um governo, gostaríamos que houvesse continuidade, mas… é isso. É o que eu falei: é um clima de fervor, insatisfação, mas jamais, jamais se pensou em qualquer outra hipótese que não fosse a transição. Esse momento ali, que eu falo dessas 48 horas, são dados, mas a gestão é extremamente profissional. Então, assim, para mim – eu comento, assim, com pessoas mais próximas – minha vida seria muito mais fácil, meu dia a dia – depois, principalmente, do 8 de janeiro, quando tudo aconteceu – se eu não tivesse vivido essa situação dentro do MJ (Ministério da Justiça), conhecido, participado das reuniões. Se eu apenas estivesse em casa sentado, assistindo televisão, eu passaria a acreditar naquilo. Só que eu estive do outro lado e nunca, jamais, houve essa palavra golpe. Eu só ouço na mídia.”
Moraes: “Senhor Antônio Lourenço, responda aos fatos. Se o senhor acredita ou não que houve golpe, realmente, isso não é importante para a Corte. Por favor, doutor Raphael, vamos nos ater aos fatos. Pode continuar a indagação.”
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.