Moraes convoca DPU para defender Eduardo Bolsonaro em caso de coação
Deputado ignora denúncia da PGR e é notificado por edital; ministro exige que a Defensoria apresente defesa em 15 dias. Confira no Poder360.
Ministro do STF Determina Defesa Prévia de Eduardo Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ordenou nesta quinta-feira (16.out.2025) que a DPU (Defensoria Pública da União) apresente a defesa prévia do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no inquérito que o investiga por coação no curso do processo. A denúncia foi feita pela PGR (Procuradoria Geral da República) em 22 de setembro.
A decisão ocorreu após o congressista, que se encontra nos Estados Unidos, não ter respondido à notificação por edital emitida pelo Supremo. O prazo para sua manifestação se encerrou em 15 de outubro, conforme atestado pela Secretaria Judiciária da Corte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Denúncia e Acusações
A denúncia também envolve o jornalista Paulo Figueiredo. Segundo a PGR, ambos teriam incentivado sanções comerciais do governo Donald Trump (Partido Republicano) contra o Brasil, a aplicação da Lei Magnitsky e a suspensão de vistos de ministros do STF e de membros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia também:

Ciro Nogueira critica: “É um absurdo o Supremo deliberar sobre o aborto”

Motta destaca urgência do PL que garante bagagem de mão gratuita após mudanças da GOL

“Sem picanha e sem luz”, afirma Flávio Bolsonaro após alerta da Aneel sobre tarifas altas
Como Eduardo Bolsonaro não apresentou defesa dentro do prazo legal, Moraes determinou que o defensor público-geral federal apresente a manifestação em até 15 dias.
Eduardo e Figueiredo foram denunciados ao Supremo pelo crime de coação no curso do processo. Eles são investigados por tentativas de influenciar autoridades estrangeiras a impor sanções ao Brasil e a membros do governo e do Judiciário.
Na denúncia, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que os dois “ajudaram a promover graves sanções” com a intenção de impedir que o STF condenasse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela tentativa de golpe de Estado em 2022.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.