Moraes concede 5 dias para PGR se pronunciar sobre prisão de Bolsonaro nos EUA
Parlamentar é alvo de denúncia da PGR no Supremo Tribunal dos Estados Unidos, já foi denunciado.
STF Determina Manifestação da PGR Sobre Pedidos de Prisão de Eduardo Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta quinta-feira (2) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre os pedidos de prisão preventiva contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os pedidos, semelhantes aos apresentados pelos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Talíria Perone (Psol-RJ), incluem o bloqueio de pagamentos de salários e da verba indenizatória. Além disso, os parlamentares solicitam que o ministro determine a apreciação imediata dos pedidos de cassação contra o deputado pela Mesa Diretora e pelo Conselho de Ética da Câmara.
Os deputados argumentam que a situação exige medidas urgentes, citando o artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP) para justificar a decretação da prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro, alegando a necessidade de garantir a ordem pública, a ordem econômica, a instrução criminal e a aplicação da lei penal, diante da persistência de manifestações golpistas e da intensificação de atividades ilícitas no exterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação de Eduardo Bolsonaro, que se encontra nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano, ganhou destaque após uma recente denúncia da PGR, relacionada à prática do crime de coação durante sua atuação no exterior contra o processo que resultou na condenação de seu pai, Jair Bolsonaro (PL).
O STF, em uma medida preventiva, publicou um edital notificando o deputado para que ele apresentasse sua resposta à denúncia da PGR em um prazo de 15 dias. No entanto, oficiais de Justiça relataram dificuldades na notificação, indicando que não haviam conseguido alcançar o parlamentar.
Leia também:
Lula inaugura Terminal Portuário de Outeiro em Belém para a COP30 com investimento de R$ 233 milhões
Projeto de Lei Antifacção é Enviado ao Congresso Nacional para Combater Crime Organizado no Brasil
Aprovação da Gestão de Cláudio Castro atinge nível recorde, revela pesquisa do Datafolha
Diante da resistência de Eduardo Bolsonaro em receber a notificação, o ministro Moraes optou por utilizar um edital, considerando que não havia dúvidas sobre a intenção do deputado em evitar o cumprimento da ordem judicial. Com a publicação do edital, o prazo para resposta já está em curso.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












