Moraes apura suspeita de utilização de dados confidenciais em operação cambial que antecedeu aumento de tarifas de imóveis de Trump
A Advocacia-Geral da União investiga a possível ocorrência de “insider trading” relacionada a movimentações cambiais realizadas nas horas que antecedera…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a instauração de um inquérito sobre a suposta utilização de informações privilegiadas no âmbito do esquema envolvendo a tarifação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao Brasil. Essa prática é conhecida como insider trading.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou na semana passada ao Supremo Tribunal Federal uma investigação no âmbito do inquérito que apura a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo, buscando impedir o andamento da ação penal sobre a trama golpista que visava impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no terceiro mandato, em 2022.
Em março deste ano, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, solicitou sua licença do mandato parlamentar e mudou-se para os Estados Unidos, alegando perseguição política.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A AGU busca apurar movimentações incomuns no mercado cambial brasileiro, considerando o anúncio de Trump sobre a taxa de 50% sobre as exportações brasileiras para os Estados Unidos, a partir de 1º de agosto. Moraes determinou que o pedido da AGU seja convertido em petição separada do inquérito envolvendo Eduardo Bolsonaro e que o processo seja conduzido em sigilo.
Na sexta-feira (18), Bolsonaro foi alvo de operação da Polícia Federal, sendo obrigado a usar tornozeleira eletrônica e submetido à proibição de deixar sua residência entre as 19h e as 6h. As determinações foram feitas pelo ministro Alexandre de Moraes, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontar risco de fuga do ex-presidente, que é réu em processo criminal relacionado à tentativa de golpe de Estado em 2022 e aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal em setembro.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Com informações da Agência Brasil
Publicado por Nótaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












