Modelo Transformer da NVIDIA DLSS deixa de ser Beta e traz diversas melhorias

A mais recente versão do NVIDIA DLSS oferece mais quadros com imagens aprimoradas.

25/06/2025 13:23

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Modelo Transformer da NVIDIA DLSS deixa de ser Beta e traz diversas melhorias
(Imagem de reprodução da internet).

A NVIDIA recebe diversas críticas em relação à linha RTX 50, mas o lançamento do DLSS 4 teve uma recepção majoritariamente positiva para os entusiastas de jogos. A tecnologia de upscaling da empresa deverá aprimorar-se significativamente com o lançamento oficial do modelo Transformer, após sua fase Beta.

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Trata-se de uma nova versão do modelo neural empregado pelo fabricante, com o propósito de “limpar” as imagens de baixa resolução que são posteriormente ampliadas. A tecnologia mais recente da empresa é capaz de reter mais informações do que sua versão anterior, podendo identificar os pixels mais relevantes de uma cena.

Para os usuários, o resultado é um DLSS que opera de forma mais estável e eficaz, diminuindo falhas como cintilação e imagens fantasma. E o mais positivo é que não será necessário possuir uma placa de vídeo da linha RTX para utilizar a tecnologia, que funciona com as gerações anteriores da linha fabricada pelo produtor.

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A disponibilidade do modelo Transformer indica que ele está pronto para adoção em larga escala, e que a maior parte de seus problemas críticos já foram resolvidos. Entre os jogos que já incorporaram a novidade, destaca-se Cyberpunk 2077, que foi um dos primeiros a demonstrar seus benefícios na prática.

A nova metodologia requer implementação manual por desenvolvedores, o que implica que não todos os jogos serão afetados. Contudo, aqueles que receberem um patch específico proporcionarão um upscaling de DLSS com maior qualidade e menor ruído perceptível.

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Isso também deve resultar em taxas de quadros mais elevadas para alguns jogos. Considerando que a tecnologia trabalha com uma percepção aprimorada de cada cena, isso implica em uma melhor tradução de amostragens cuja origem possui uma resolução inferior. diversos títulos devem apresentar melhorias perceptíveis, mesmo mantendo a GPU já utilizada.

O modelo Transformer surge como a evolução da versão CNN da NVIDIA DLSS, que necessitou de cerca de seis anos para se consolidar como uma das melhores soluções disponíveis no mercado. Aguarda-se que os resultados da nova versão sejam tão positivos quanto se prevê e que sua implementação ocorra em mais jogos.

A AMD está trabalhando em uma nova geração de GPUs baseadas na arquitetura RDNA 4, que deve ser apresentada no segundo trimestre de 2024. A nova geração trará melhorias significativas em desempenho e eficiência energética, com foco

Gears of War: Reloaded possui requisitos oficiais divulgados para PC, incluindo suporte a DLSS 3.5, FSR 3.1 e HDR.

Fonte por: Adrenaline

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.