MLPerf Client 1.0 representa uma ferramenta abrangente para avaliar o desempenho de sistemas de inteligência artificial
Atualizações tornam a ferramenta mais acessível e devem auxiliar em seu uso mais eficiente por profissionais da área.

O MLPerf Client 1.0 foi lançado recentemente, apresentando melhorias notáveis em comparação com a versão 0.6. A atualização também inclui uma interface gráfica intuitiva, o que deve aumentar o interesse de usuários menos experientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novidades adicionais abrangem uma variedade maior de modelos de Inteligência Artificial, suporte a otimização de hardware em diversos dispositivos de diferentes fabricantes e a avaliação de uma gama mais extensa de interações potenciais dos usuários com modelos de linguagem de grande porte.
O MLPerf Client 1.0 agora avalia o desempenho utilizando os modelos Llama 2 7B Chat e Llama 3.1 8B Instruct da Meta, além do Phi 3.5 Mini Instruct da Microsoft.
Leia também:

Microsoft disponibiliza o Copilot Mode para o Edge em fase experimental

Líder supremo do Irã planeja transição de poder, temendo atentado por Estados Unidos ou Israel

A empresa Builder.ai, focada em IA, alegadamente enganou a Microsoft com declarações falsas sobre capacidades de automação
Também fornece suporte para o modelo experimental Phi 4 Reasoning 14B, como um exemplo de desempenho com um modelo de linguagem de última geração, que possui um conjunto maior de parâmetros e recursos mais avançados em comparação com as versões anteriores.
O software também oferece uma variedade maior de tipos de prompts. Agora, ele avalia o desempenho para análise de código, como os desenvolvedores frequentemente solicitam atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também pode avaliar o desempenho de sumarização de conteúdo utilizando grandes janelas de contexto de 4.000 ou 8.000 tokens como um teste.
Para obter o download, acesse a página do MLPerf Client 1.0 no GitHub. A ferramenta é desenvolvida pelo consórcio MLCommons e seu grupo de trabalho MLPerf Client mantêm um benchmark de cliente criado em colaboração com os principais fornecedores de hardware e software.
Requisitos de equipamento.
Diferentes modelos e tamanhos de contexto fornecem aos testadores de hardware um conjunto de cargas de trabalho mais escalável e completo em diversos dispositivos.
Algumas das cargas de trabalho desta versão necessitam de uma GPU com 16 GB de VRAM para serem executadas. Isso favorece o uso de hardware de última geração, além de gráficos integrados e NPUs. As plataformas de hardware e software de IA do cliente são eficientes, e existem várias formas de otimizar o desempenho de cargas de trabalho de IA localmente. O MLPerf Client 1.0 abrange mais desses caminhos de aceleração em diversos hardwares, especialmente para dispositivos Qualcomm e Apple.
Nova interface gráfica
O MLPerf Client 1.0 agora oferece uma interface gráfica de usuário. A novidade possibilita aos usuários compreender a totalidade dos benchmarks que podem ser executados em seu hardware e selecionar-los com facilidade.
A nova versão também fornece monitoramento em tempo real dos vários recursos de hardware de um sistema. Isso possibilita observar prontamente se o caminho de execução selecionado está utilizando a GPU ou NPU desejada.
As versões anteriores do MLPerf Client eram ferramentas apenas de linha de comando. Esta novidade de interface de usuário deve aumentar o interesse do benchmark tanto para usuários iniciantes.
Também deve simplificar a tarefa para testadores experientes de hardware que necessitam coletar e comparar resultados em diferentes configurações de hardware e software.
A inteligência artificial está em rápido crescimento.
O crescimento da IA é evidente. A NVIDIA se destaca como uma das empresas com maior lucratividade nesse cenário. A Intel, por outro lado, reconheceu o erro e enfrenta resultados financeiros negativos, incluindo demissões e reestruturação.
Diferentemente das mudanças prévias no campo da computação, a maioria das tecnologias interage com as versões mais recentes de modelos de IA na nuvem. Serviços de destaque como ChatGPT, Claude e Gemini continuam sendo baseados na nuvem.
Devido a fatores como privacidade, pesquisa e controle, modelos de IA executados localmente ainda despertam interesse. É fundamental poder avaliar de maneira precisa e imparcial o desempenho da IA em sistemas com GPUs e NPUs. A IA do cliente permanece um campo relevante à medida que fabricantes de hardware e software buscam definir as cargas de trabalho mais apropriadas para execução local e os melhores recursos computacionais para executá-las.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)