Mirra Andreeva conquista título em Adelaide
A russa Mirra Andreeva, atual número oito do mundo, iniciou sua preparação para o Australian Open com uma vitória convincente sobre a canadense Victoria Mboko, com parciais de 6/3 e 6/1, na final do WTA 500 de Adelaide, realizada neste sábado (17).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este triunfo marca o quarto título da carreira de Andreeva no circuito da WTA.
A jogadora de 18 anos, que foi campeã consecutiva de torneios WTA 1000 no ano passado, em Dubai e Indian Wells, fará sua estreia em Melbourne Park contra a medalhista de prata dos Jogos Olímpicos de Paris, Donna Vekic, na primeira rodada do Grand Slam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desempenho da partida
Mboko, de 19 anos, começou a final com um bom desempenho, abrindo 3/0. No entanto, Andreeva reagiu rapidamente, vencendo os seis games seguintes e garantindo o primeiro set. Na segunda parcial, a russa manteve o domínio, quebrando o saque da adversária logo no início e confirmando a vitória com seu serviço, chegando motivada para o primeiro Grand Slam da temporada, que se inicia no domingo.
Durante a cerimônia de premiação, Andreeva fez uma brincadeira ao minimizar a contribuição de sua equipe, que inclui a treinadora e ex-número dois do mundo, Conchita Martínez. “Eu sinto que foi tudo mérito meu”, afirmou a jogadora. “Treinei muito, trabalhei bastante, suei, e sinceramente nem sei por que vocês estão aqui”, completou em tom bem-humorado.
LEIA TAMBÉM!
Reflexões da campeã
A jovem tenista também expressou gratidão a si mesma: “Quero me agradecer por ser corajosa em todas as partidas que joguei. Quero me agradecer por me esforçar todos os dias nos treinos e por mudar minha mentalidade, lutando até o último ponto.” Durante a partida, Mboko solicitou atendimento médico, mas não conseguiu reverter a situação.
A canadense, atual número 17 do mundo, fez história ao vencer quatro campeãs de Grand Slam em um único torneio no Canadian Open do ano passado.
Resultados das finais masculinas
Na final masculina em Adelaide, o tcheco Tomas Machac derrotou o francês Ugo Humbert por 6/4, 6/7 (2) e 6/2. Em Auckland, Jakub Mensik conquistou seu segundo título da ATP ao vencer Sebastian Baez por 6/3 e 7/6 (7), após um triunfo marcante no Miami Open de 2025, onde superou seu mentor, Novak Djokovic, na decisão.
Na próxima rodada, Mensik enfrentará o espanhol Pablo Carreño Busta, enquanto Baez terá pela frente o francês Giovanni Mpetshi Perricard. Em Hobart, a italiana Elisabetta Cocciaretto venceu a americana Iva Jovic por 6/4 e 6/4, conquistando seu primeiro título da WTA desde 2023.
