Ministros celebram a aprovação histórica do acordo Mercosul-União Europeia, que promete reconfigurar o comércio agrícola e abrir novos mercados!
Os ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram a aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que recebeu sinal verde do Conselho Europeu. A decisão foi tomada em uma reunião fechada em Bruxelas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma maioria que representa mais de 55% dos países da UE e mais de 65% da população do bloco deu um aval provisório ao acordo, que precisa ser ratificado até às 13h (horário de Brasília). O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, destacou a importância da aprovação em um momento de desafios ao multilateralismo.
André Fufuca, ministro do Esporte, também comentou sobre o avanço, afirmando que ele fortalece o Brasil e a integração regional. Segundo a CNN Brasil, o tratado é visto como uma peça-chave para diversificação comercial, especialmente com as novas restrições da China às importações de carne bovina brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após mais de duas décadas de negociações, o acordo UE-Mercosul pode provocar uma significativa reconfiguração no comércio agrícola global. A aprovação é considerada um marco histórico, abrindo novos mercados e ampliando as trocas comerciais entre as regiões.
André Fufuca ressaltou a importância do acordo para os produtores brasileiros, enquanto Silvio Costa Filho destacou que, após 26 anos de negociações, o entendimento representa um novo capítulo para o Brasil, ampliando mercados e gerando empregos.
Com a liderança do presidente, o Brasil retoma sua posição no cenário diplomático global, fortalecendo suas relações comerciais e buscando novas oportunidades.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.