A ação foi tomada algumas horas após o ministro alertar o ex-presidente sobre a divulgação de ligações de entrevistas realizadas nos últimos dias à mídia.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu um prazo de 24 horas para que a defesa de Jair Bolsonaro apresente sua manifestação sobre o descumprimento das medidas cautelares determinadas contra o ex-presidente. A determinação ocorreu após o ministro ter alertado Bolsonaro sobre a publicação de links de entrevistas concedidas nos últimos dias à imprensa. Entre as medidas adotadas na semana passada contra o ex-presidente está a proibição de uso das redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alexandre de Moraes citou vídeos compartilhados nas redes sociais em que Jair Bolsonaro aparece exibindo a tornozeleira eletrônica e fazendo declarações públicas. Para o ministro, essas ações constituem uma violação das medidas cautelares estabelecidas por ele. “A medida cautelar de proibição de utilização de redes sociais inclui, obviamente, as transmissões, retransmissões ou veiculações de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas, inclusive por terceiros”, escreveu Moraes.
Após a advertência do ministro, Bolsonaro exibiu a tornozeleira eletrônica ao visitar a Câmara dos Deputados na tarde de segunda-feira (21). “Não roubei os cofres públicos, não desviei recurso público, não matei ninguém, não trafiquei ninguém. Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação em nosso país. Uma pessoa inocente. Covardia o que estão fazendo com um ex-presidente da República. Nós vamos enfrentar a tudo e a todos. O que vale para mim é a lei de Deus”, declarou o ex-presidente em registro publicado por aliados em diversos perfis nas redes sociais.
Na sexta-feira (18), foram decretadas medidas cautelares no inquérito em que o filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), é investigado por sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o objetivo de promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo e impedir o andamento da ação penal sobre a trama golpista.
Com informações da Agência Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.