Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Ministra do Panamá busca extinguir um dos maiores sindicatos do país, enquanto o grupo acusa perseguição

Ministra do Panamá busca extinguir um dos maiores sindicatos do país, enquanto o grupo acusa perseguição

Ameaças ocorrem contra a Suntracs em razão do confronto do sindicato com políticas governamentais.

Por: Ana Carolina Braga

18/07/2025 17:33

3 min de leitura

Ministra do Panamá busca extinguir um dos maiores sindicatos do país, enquanto o grupo acusa perseguição
(Imagem de reprodução da internet).

A ministra do Trabalho do Panamá, Jackeline Muñoz, moveu uma ação judicial com o objetivo de dissolver o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Construção e Similares (Suntracs), uma das maiores organizações de representação trabalhista do país. Segundo o grupo, a medida representa uma perseguição sistemática do governo de José Raúl Mulino contra a classe trabalhadora organizada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A justificativa da ministra na ação realizada na noite de quinta-feira (17) é que o sindicato cometeu irregularidades nos protestos contra a reforma proposta pelo governo na Caixa de Seguro Social (CSS), um fundo de segurança social para os trabalhadores. Muñoz afirma que o pedido de dissolução tem como base uma análise jurídica e técnica do artigo 392 do Código do Trabalho, que visa proteger os interesses dos trabalhadores panamenhos.

A proposta de reforma reduziria significativamente os direitos dos trabalhadores e visava prosseguir na obtenção de financiamentos de instituições financeiras internacionais, após a crise que o país enfrentou, inviabilizando os pagamentos aos segurados.

Leia também:

Blog post image

Deputado do PL menciona o 1964 e solicita intervenção das Forças Armadas após incidente com tornozeleira envolvendo Bolsonaro

Blog post image

Consumir proteínas de origem vegetal oferece diversos benefícios à saúde

Blog post image

Estados Unidos reduzem orçamento ambiental, mencionando desmatamento no Brasil

A ministra acusa o Suntracs de utilizar “força”, “manipulação”, “extorsão” e outros meios “completamente contrários aos objetivos do sindicato”. Um dos exemplos citados por Muñoz é uma suposta cobrança para que trabalhadores entrem nos canteiros de obras para trabalhar. Além disso, ela afirma que a Suntracs “monopolizou contratos para megaprojetos” e incitou atos violentos de manifestantes em um protesto em 12 de fevereiro deste ano.

Muñoz também acusou o sindicato de lavagem de dinheiro em relação a compras irregulares de veículos usados, que foram apresentados como novos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sindicato rejeitou as acusações e afirmou que a ministra “mentiu” ao alegar que o sindicato comete os crimes. A Suntracs declara que não houve apresentação de provas e que essas acusações já foram desfeitas pelo próprio Ministério Público.

Essas acusações são falsas. A ministra está atendendo aos seus interesses de que o sindicato desapareça. Mas para que isso ocorra, é preciso de uma série de atos legais. O sindicato continua com seu papel de luta. Somos o sindicato que mais representa e mais luta pelos trabalhadores. Precisaremos de disciplina para essa batalha de confronto ao governo, declarou ao Brasil de Fato.

Ato sindical em reação ao governo

A organização também declarou ter confiança de que os juízes não darão seguimento a essa decisão, mas que prosseguirá com uma disputa jurídica em diversas instâncias caso o Judiciário determine a dissolução da entidade. A Suntracs afirmou que irá recorrer à Corte Interamericana dos Direitos Humanos para relatar os atos do governo.

Ela demonstra aversão ao sindicato porque sabe que somos uma entidade que se dedicou a aprimorar as condições dos trabalhadores e suas famílias. Negociamos acordos coletivos de trabalho com salários que excedem os valores definidos pelo código do trabalho. Ao longo da história, atuamos em defesa dos trabalhadores, visto que o Ministério do Trabalho não cumpre seu papel.

Diretoria do Suntracs se reuniu para debater proposta

A diretoria do Suntracs se reuniu nesta sexta-feira (18) para debater uma proposta e convocou os trabalhadores para mobilizações contrária à medida. Os líderes também apelaram aos empresários panamenhos para o diálogo, considerando que o sindicato negociou acordos com o empresariado local.

A Suntracs declarou que o governo se recusou a participar das negociações, mesmo após afirmar que o sindicato não desejava aceitar as decisões do Executivo. Em coletiva realizada na sexta-feira (18), o grupo solicitou um “amplo diálogo social” para abordar não apenas a dissolução do sindicato, mas também as políticas do governo.

De acordo com a agremiação, há mais de 150 dirigentes sindicais com processos na Justiça do Panamá sem provas. “Não é fácil dissolver um sindicato e vamos lutar, não vai apresentar uma dissolução do sindicato e sair assim. Vai ter um processo longo. Contra os abusos dos empresários. Temos mais de 150 companheiros judicializados, esperando resposta de um salvo conduto.”

Fonte por: Brasil de Fato

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
direitos trabalhadoresgoverno Mulinolegislação trabalhistaPanamáreforma CSSsindicato trabalhadoresSuntracs
Foto do Ana Carolina Braga

Autor(a):

Ana Carolina Braga

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Imagem do post

Mais Notícias

As inscrições para o Fies para o 2º semestre encerram nesta sexta-feira

18/07/2025 20:33 | 2 min de leitura

● Receitas de pratos fáceis para os dias mais frescos

18/07/2025 20:27 | 3 min de leitura

● Diretores do Palmeiras buscam alteração na gestão para o terceiro período de Leila Pereira

18/07/2025 20:25 | 1 min de leitura

● Biden não demonstrou interesse em se juntar ao bloco

18/07/2025 20:23 | 2 min de leitura

● Análise: Negociação de tarifas com Trump demanda estratégia e pragmatismo

18/07/2025 20:21 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!