Ministério Público Federal solicita esclarecimentos sobre evento com show para o presidente Lula em jantar na França
A apresentação teve um custo de R$ 168 mil, por meio de uma contratação realizada pelo Ministério da Cultura.

O juiz Gabriel Zago de Paiva, da 16ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, concedeu 10 dias para que a União justifique os gastos com o show da cantora Roberta Sá, em um evento na França, ocorrido na semana passada. O evento foi realizado durante um jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta do deputado federal André Fernandes (PL-CE) requer que a União se abstenha de efetuar qualquer pagamento relacionado ao contrato e que o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) sejam acionados para realizar auditoria na contratação.
O juiz não deferiu o pedido de liminar para suspender o pagamento. É necessário melhor esclarecimento dos fatos para a formação do convencimento deste juízo. Dessa forma, adiou a análise do pedido de tutela de urgência após a realização do contraditório mínimo.
Leia também:

Alckmin discute aumento de tarifas com secretário de Comércio dos EUA

A investigação da PF apurou esquema de fraude no INSS, que resultou na prisão de oito indivíduos

O presidente do voto legal afirma ao STF que “não houve fraude nas urnas, mas sim problemas técnicos”
A CNN contatou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) e espera resposta.
O Ministério da Cultura contratou a cantora Roberta Sá por um valor de R$ 168 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A contratação de serviços comuns da artista Roberta Varella de Sá para apresentação musical ao vivo, durante o jantar de estado oferecido pelo presidente da França em homenagem ao presidente da República, conforme consta no extrato de contratação publicado no Diário Oficial da União.
A CNN, o Ministério da Cultura informou que a apresentação da cantora Roberta Sá é apenas parte de toda uma extensa programação que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França. Segundo a pasta, o valor do contrato refere-se ao chamado “cachê colado” — que contempla 100% dos custos (logística, estadia, equipe), explica.
A Temporada Cultural Brasil-França 2025 promove mais de 300 eventos em 50 cidades francesas, de abril a setembro. Em seguida, ocorrerá uma programação francesa no Brasil, entre agosto e dezembro. Organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Itamaraty, a Temporada engloba artes visuais, dança, música, gastronomia e outras manifestações.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.