A estratégia de posicionamento do Palácio do Planalto em relação à derrubada de vetos presidenciais ainda não foi definida, informou o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira. Na avaliação do chefe da pasta de Minas e Energia, a solução desse impasse não cabe ao MME.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não houve nenhuma decisão tomada. É uma decisão de governo. Não é uma decisão do ministério, afirmou o ministro nesta quarta-feira (25).
Os vetores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos “jabutis” no marco legal das eólicas offshore foram rejeitados na semana passada pelo Congresso Nacional. Estima-se que a decisão dos parlamentares possa gerar um custo adicional de R$ 197 bilhões nas tarifas de energia nos próximos 25 anos.
LEIA TAMBÉM!
Silveira afirmou que não poderia informar qual decisão seria tomada pelo governo em relação ao tema, mas ressaltou que o presidente rejeitou os chamados “jabutis” devido à discordância com o aumento da conta de energia.
O próximo estágio do processo democrático é a definição de ações pelo governo. Estamos nesta fase do jogo democrático. A Secretaria de Governo e a Casa Civil são responsáveis pela articulação com o Congresso Nacional e pelo diáinstitucional com os Poderes da República. Após tomada uma decisão em relação aos vetos, isso se tornará público em um curto período de tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A posição do governo em relação à decisão do Congresso de derrubar os vetos foi um fator determinante para que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), propusesse a instauração do processo legislativo que suspende o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para ser votado na quarta-feira (25), conforme apuração da CNN.
Entre as ações estudadas pelo Palácio do Planalto, está a edição de uma nova medida provisória (MP) para “sanar” os possíveis aumentos na conta de luz provocados pela derrubada de vetos presidenciais, segundo o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Amazon adverte: IA diminuirá a força de trabalho no futuro.
Fonte por: CNN Brasil