Ministério das Relações Exteriores manifesta apoio ao reconhecimento do Estado da Palestina
O Brasil solicita que outros países reconheçam os palestinos e reforça o apoio à solução de dois Estados com Israel.

O governo brasileiro acompanhou as recentes declarações do Reino Unido, Malta, Canadá e Portugal sobre a viabilidade de reconhecer a Palestina como Estado, durante a 80ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os anúncios contribuem para o posicionamento da França e são considerados um indicativo do aumento do apoio internacional à solução de dois Estados, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
O Brasil declarou, em nota, que essas manifestações constituem um progresso nas ações em prol de uma paz sustentável no Oriente Médio.
Leia também:

Qual a razão para o julgamento de Bolsonaro e seus aliados na Primeira Turma do STF

Os eleitores brasileiros são definidos, da esquerda para a direita, conforme nova pesquisa

Quando será retomado o julgamento de Bolsonaro?
O governo brasileiro solicitou às nações que ainda não reconheceram a Palestina que façam essa decisão “com a brevidade possível” e defendeu a adesão do país como membro pleno da ONU.
O comunicado reitera a posição histórica do Brasil em apoio à criação de um Estado palestino independente e viável, que coexista pacificamente com Israel nas fronteiras de 1967, abrangendo a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e Jerusalém Oriental como capital palestina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visão dos países que já reconheceram o Estado da Palestina
Em torno de 144 dos 193 Estados-membros da ONU reconhecem a Palestina como um Estado.
Espanha, Irlanda e Noruega reconheceram a Palestina em maio do ano passado, em uma iniciativa coordenada que incluiu países como Polônia, Suécia, Vaticano, Rússia e Ucrânia.
O Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, entre outros países da América Latina, reconhecem a Palestina.
O Estado Palestino possui reconhecimento generalizado na África, exceto na República dos Camarões.
A França se tornará o primeiro país do G7 a reconhecer o Estado.
Em breve, Malta e Bélgica podem se tornar os próximos países a adotar essa medida.
O Reino Unido impôs um prazo a Israel e declarou que o reconhecimento do Estado palestino na Assembleia Geral da ONU ocorrerá em 2025, caso não sejam atendidas certas condições. Portugal anunciou, por sua vez, que deu início ao processo de reconhecimento do Estado.
A Alemanha declarou que não pretende reconhecer o Estado palestino em um futuro próximo, porém sua principal preocupação é alcançar “progressos muito aguardados” em direção a uma solução de dois Estados que garanta a coexistência pacífica.
Em novembro de 2012, a Assembleia Geral da ONU reconheceu o Estado soberano da Palestina, elevando seu status de observador para o de Estado não-membro.
Entre os países que não reconhecem a Palestina estão:
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.