O CNIG (Conselho Nacional de Imigração) repassou a responsabilidade pelas autorizações de residência para imigrantes do Ministério do Trabalho para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A alteração determina que todas as solicitações de autorização de residência sejam encaminhadas ao Ministério da Justiça, por meio do MigranteWeb (Sistema de Gestão e Controle de Imigração).
A norma entrará em vigor em 30 dias e define novos procedimentos para pedidos de residência no país. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União nesta 5ª feira (10.jul.2025).
LEIA TAMBÉM!
Os imigrantes devem apresentar o formulário de Requerimento de Autorização de Residência, assinado pelo interessado ou seu representante legal. O documento deve conter informações de contato do empregador, do imigrante e do representante.
A decisão elimina a necessidade de apresentar alguns documentos para pedidos de autorização de residência prévia, exigida para a emissão de determinados tipos de vistos temporários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Empresas que realizarem transferência de imigrantes para outras sociedades do mesmo grupo econômico, modificarem suas atribuições ou adicionarem novas atividades, devem comunicar e justificar o ato ao Ministério em até 30 dias a partir da data da ocorrência.
A resolução também permite a conversão de vistos de cortesia, de visita, diplomáticos ou oficiais em autorização de residência.
A iniciativa possui alcance nacional e influencia todos os processos que ocorrem no Sistema MigranteWeb, afetando imigrantes que solicitam autorização de residência no Brasil, seus empregadores e advogados.
Fonte por: Poder 360