Os inscritos na Prova Nacional Docente (PND) podem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a próxima quarta-feira, dia 6. O prazo anterior havia sido estabelecido para 1º de agosto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou o período, visando atender os participantes não isentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A data da prova permanece em 26 de outubro. O exame visa avaliar o conhecimento e as competências dos profissionais, contribuindo para a seleção em redes estaduais e municipais de ensino. A prova será utilizada como etapa única ou complementar em concursos e processos seletivos de professores.
O instituto comunicou, em nota, que a edição de 2025 alcançou a adesão de 22 unidades da Federação e de 1.508 municípios de todas as regiões do país, dos quais 18 são capitais.
LEIA TAMBÉM!
Além de estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025, podem realizar a prova pessoas com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, por unidades federativas e por municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de admissão.
Compreenda.
Segundo o Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o exame foi desenvolvido com o propósito de aprimorar a qualidade da formação, além de incentivar a realização de concursos públicos e promover o incremento de professores qualificados nas escolas públicas de ensino. A iniciativa compõe o programa Mais Professores para o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Portaria n.º 399/2025 estabelece normas e procedimentos para a realização da prova. O exame manterá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, que, desde a sua edição de 2024, tem foco nos cursos de formação docente. A PND será aplicada anualmente, direcionada a licenciados.
Fonte por: Carta Capital