O auxílio abrange custos com acompanhante ou assistente pessoal de bolsistas que desenvolvem estudos ou pesquisas em outros países.
O Ministério da Educação disponibilizará um auxílio suplementar para cobrir as despesas do acompanhante ou assistente pessoal do estudante com deficiência durante sua permanência no exterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O benefício, divulgado recentemente, foi implementado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
As normas do auxílio estão detalhadas na Portaria nº 233/2025, divulgada em 4 de setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante ressaltar que os valores a serem pagos em cada um dos quatro tipos de benefícios variam conforme o país de destino.
O estudante deverá solicitar formalmente o benefício e apresentar justificativa para a necessidade de acompanhamento. É necessário, ainda, apresentar laudo médico ou biopsicossocial.
O pagamento será realizado no período em que o pós-graduando estiver no exterior, considerando o prazo de validade da bolsa.
De acordo com informações do Inep, mais de 92 mil estudantes com deficiência estão regularmente inscritos no ensino superior.
A criação do auxílio adicional para bolsistas com deficiência promove a inclusão educacional ao assegurar suporte para a participação em programas no exterior. A ação expande o acesso à educação internacional e reforça a equidade e a diversidade no ensino superior.
Alunos apresentam opções de intercâmbio econômicas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.