Ministério da Educação lança normas para licenciamentos de cursos de graduação online

O Ministério da Educação emitiu portaria que define os critérios para a qualificação acadêmica e as responsabilidades dos profissionais em instituições …

14/07/2025 12:43

1 min de leitura

Ministério da Educação lança normas para licenciamentos de cursos de graduação online
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Educação definiu novas diretrizes para a oferta de Ensino a Distância em cursos de graduação no Brasil. A portaria, divulgada no Diário Oficial da União na segunda-feira (14.jul.2025), regulamenta o Decreto nº 12.456, de 19 de maio deste ano, especificando os requisitos para a formação acadêmica e as atribuições dos profissionais envolvidos nos cursos à distância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As instituições de ensino superior que oferecem cursos semipresenciais e a distância devem possuir corpo docente com formação em pós-graduação, preferencialmente com mestrado ou doutorado.

Para cada profissão, o documento define atribuições específicas.

Leia também:

A formação dos professores e tutores deve estar adequada ao número de alunos vinculados ao polo de Educação a Distância. As sessões simultâneas, conduzidas por docentes ou mediadores, devem ocorrer em grupos com no máximo 70 estudantes, com controle de frequência.

As avaliações de aprendizagem presenciais não são consideradas na carga horária presencial dos cursos. As disciplinas oferecidas parcialmente ou totalmente a distância devem ter duração mínima de dez semanas e incluir, no mínimo, uma avaliação presencial obrigatória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As instituições de ensino contam com um prazo de dois anos, a partir da publicação do Decreto nº 12.456, para se ajustarem às novas normas. Contudo, os pedidos de autorização e atos de criação de cursos protocolados a partir da data de publicação do decreto já devem seguir as novas diretrizes.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.