O Ministério da Educação (MEC) lançou, na quinta-feira 21, o curso Mais Ensino Médio para formação de professores desta etapa do ensino básico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O curso online tem duração de 180 horas e já está disponível na plataforma de aprendizagem Avamec. Para acessá-la, o interessado deve digitar o login pelo portal Gov.br, se cadastrar e informar dados pessoais, vínculos profissionais e a formação acadêmica.
Busca-se aprimorar a qualidade da educação em sua totalidade, através da transformação das práticas pedagógicas e da valorização dos jovens brasileiros.
LEIA TAMBÉM!
A instituição também visa promover uma análise crítica sobre o currículo e as políticas educacionais, incluindo a Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), e como ajustá-las às necessidades das escolas públicas.
O curso
A formação de professores visa conectar a teoria com a prática, discutindo temas relevantes e atuais que influenciam a vida dos alunos e a atuação docente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O curso emprega uma estrutura curricular em espiral, ou seja, ele revisita e explora os tópicos de forma progressiva, sem repetições desnecessárias.
A metodologia do curso visa a formação contínua e em serviço, fundamentada em abordagens de reconhecimento, intervenção produtiva e estudos de caso.
A cultura digital se refere ao conjunto de práticas, valores e conhecimentos que emergem do uso generalizado de tecnologias digitais, como computadores, smartphones e internet.
Entre os módulos, há um voltado para a cultura digital, que capacita os educadores a aplicar a digitalização na educação.
Essa etapa da formação está alinhada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), preparando os docentes para utilizar a tecnologia para fins pedagógicos, em sala de aula, de maneira eficaz e intencional. O objetivo do uso efetivo das tecnologias digitais no dia a dia escolar é aprimorar o aprendizado dos estudantes.
Na segunda fase, o curso explora práticas interdisciplinares e o estudo de temas pertinentes às quatro áreas do conhecimento da formação básica, incluindo a crise climática. Abordam-se também assuntos atuais, como as apostas esportivas (bets) e seus efeitos econômicos e sociais, entre outros.
O curso pode ser finalizado entre 45 e 200 dias.
Certificação
A conclusão dos módulos do Mais Ensino Médio ocorre automaticamente, conforme a realização das atividades de fixação que o constituem. A pontuação mínima para aprovação é de 6 pontos.
Após concluir o curso, o certificado de conclusão estará disponível para download, na opção “Certificado”, no menu do curso.
É possível obter certificado de especialização, com base no desempenho nos estudos, pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí.
Conheça o Mais Ensino Médio aqui.
Oferecer mais cursos
O Ministério da Educação (MEC) também anunciou o lançamento para o Dia do Professor, em 15 de outubro, de quatro novos cursos complementares, um para cada área do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens).
São eles:
Mais Humanidades e Sociais, Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Mais Matemática e suas tecnologias.
Gestão da Escola
A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, declarou que o curso Mais Ensino Médio e os cursos complementares, por área de conhecimento, integram-se ao curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem).
Este documento se destina a diretores e coordenadores pedagógicos que possuam formação em nível de graduação e atuem regularmente em escolas públicas de ensino médio, integradas às redes estaduais, distrital e municipais.
A coordenadora do MEC, Valdirene Oliveira, declarou em nota que o apoio do MEC tem como objetivo a formação dos profissionais das redes públicas de ensino para a implementação da Política Nacional de Ensino Médio [PNAEM].
Fonte por: Carta Capital