Ministério da Educação disponibiliza curso de 180 horas para professores do ensino médio público
O curso Mais Ensino Médio está agora acessível na plataforma Avamec.
O Ministério da Educação (MEC) lançou, na quinta-feira 21, o curso Mais Ensino Médio para formação de professores desta etapa do ensino básico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O curso online tem duração de 180 horas e já está disponível na plataforma de aprendizagem Avamec. Para acessá-la, o interessado deve digitar o login pelo portal Gov.br, se cadastrar e informar dados pessoais, vínculos profissionais e a formação acadêmica.
Busca-se aprimorar a qualidade da educação em sua totalidade, através da transformação das práticas pedagógicas e da valorização dos jovens brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição também visa promover uma análise crítica sobre o currículo e as políticas educacionais, incluindo a Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), e como ajustá-las às necessidades das escolas públicas.
O curso
A formação de professores visa conectar a teoria com a prática, discutindo temas relevantes e atuais que influenciam a vida dos alunos e a atuação docente.
Leia também:
FURG se torna pioneira e lança curso de Engenharia de Robôs no Brasil para 2026
Adelmo Rossi revela como Machado de Assis antecipou conceitos de Freud em nova obra fascinante
Lula sanciona lei do Sistema Nacional de Educação e transforma alfabetização em política permanente
O curso emprega uma estrutura curricular em espiral, ou seja, ele revisita e explora os tópicos de forma progressiva, sem repetições desnecessárias.
A metodologia do curso visa a formação contínua e em serviço, fundamentada em abordagens de reconhecimento, intervenção produtiva e estudos de caso.
A cultura digital se refere ao conjunto de práticas, valores e conhecimentos que emergem do uso generalizado de tecnologias digitais, como computadores, smartphones e internet.
Entre os módulos, há um voltado para a cultura digital, que capacita os educadores a aplicar a digitalização na educação.
Essa etapa da formação está alinhada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), preparando os docentes para utilizar a tecnologia para fins pedagógicos, em sala de aula, de maneira eficaz e intencional. O objetivo do uso efetivo das tecnologias digitais no dia a dia escolar é aprimorar o aprendizado dos estudantes.
Na segunda fase, o curso explora práticas interdisciplinares e o estudo de temas pertinentes às quatro áreas do conhecimento da formação básica, incluindo a crise climática. Abordam-se também assuntos atuais, como as apostas esportivas (bets) e seus efeitos econômicos e sociais, entre outros.
O curso pode ser finalizado entre 45 e 200 dias.
Certificação
A conclusão dos módulos do Mais Ensino Médio ocorre automaticamente, conforme a realização das atividades de fixação que o constituem. A pontuação mínima para aprovação é de 6 pontos.
Após concluir o curso, o certificado de conclusão estará disponível para download, na opção “Certificado”, no menu do curso.
É possível obter certificado de especialização, com base no desempenho nos estudos, pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí.
Conheça o Mais Ensino Médio aqui.
Oferecer mais cursos
O Ministério da Educação (MEC) também anunciou o lançamento para o Dia do Professor, em 15 de outubro, de quatro novos cursos complementares, um para cada área do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens).
São eles:
Mais Humanidades e Sociais, Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Mais Matemática e suas tecnologias.
Gestão da Escola
A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, declarou que o curso Mais Ensino Médio e os cursos complementares, por área de conhecimento, integram-se ao curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem).
Este documento se destina a diretores e coordenadores pedagógicos que possuam formação em nível de graduação e atuem regularmente em escolas públicas de ensino médio, integradas às redes estaduais, distrital e municipais.
A coordenadora do MEC, Valdirene Oliveira, declarou em nota que o apoio do MEC tem como objetivo a formação dos profissionais das redes públicas de ensino para a implementação da Política Nacional de Ensino Médio [PNAEM].
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












