Alunos que participaram da caravana para o congresso da UNE, em Goiânia, terão acesso ao transporte aéreo; dois permanecem hospitalizados e com prognóst…
O Ministério da Educação (MEC) está coordenando o retorno dos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que participaram do acidente de ônibus durante a viagem ao Congresso da UNE, em Goiânia, na quarta-feira (16).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação de regresso, realizada por via aérea, é coordenada em parceria com a universidade e continua em curso até que todos os estudantes estejam seguros no Pará.
Conforme dados recentes da UFPA, até o horário das 15h deste domingo (20), 11 estudantes já haviam retornado a Belém, e mais 11 devem chegar na segunda-feira (21).
Os novos voos são organizados considerando a disponibilidade de passagens aéreas regulares. Os ingressos estão sendo encaminhados para os endereços de e-mail registrados pelos próprios alunos.
A universidade orienta que todos acompanhem os canais oficiais e evitem compartilhar informações sobre a logística, em respeito à privacidade das pessoas envolvidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) continua oferecendo suporte contínuo aos estudantes em deslocamento e aos dois pacientes hospitalizados, cujos casos são considerados estáveis, porém necessitam de cuidados intensivos.
Parentes foram realocados para acompanhá-los nas cidades em que permanecem internados.
A partir do ocorrido, a UFPA mantém uma Central de Acolhimento no prédio Mirante do Rio, no Campus Guamã, onde estudantes, familiares e servidores estão recebendo apoio emocional e orientações logísticas. O atendimento também permanece disponível por telefone, no número (91) 98272-1213.
Com o apoio da Força Nacional do SUS, a UFPA também montou um fluxo especial para receber os estudantes no momento do retorno a Belém, oferecendo serviços de escuta, triagem e atendimento psicológico, além de articulação com serviços públicos de saúde e assistência social.
O acidente aconteceu na manhã do dia 16 de julho, quando um dos quatro ônibus da comitiva da UFPA se envolveu em uma colisão na BR-153, em Goiás, ao se deslocar para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Três estudantes e um motorista da universidade faleceram, além do motorista da carreta que esteve envolvido no acidente.
Outros estudantes também ficaram feridos, com dois ainda hospitalizados e a maior parte já recebeu alta médica. Os corpos das vítimas fatais chegaram a Belém no dia 18, em uma operação conjunta que envolveu a Força Aérea Brasileira (FAB), o MEC e a Polícia Científica do Pará.
Uma das vítimas foi transferida diretamente para Altamira, sua cidade natal. A universidade também arcou com os custos dos procedimentos funerários e o transporte de familiares para cerimônias de despedida em Belém, Limoeiro do Ajuru e Altamira.
Desde então, a Administração Superior da UFPA estabeleceu um comitê executivo e intensificou o diálogo com autoridades federais, estaduais e municipais para assegurar assistência completa às vítimas e seus familiares, juntamente com o acompanhamento das investigações sobre o acidente.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.