O Ministério da Agricultura e Pecuária recolheu lotes da vacina EXCELL 10, destinada à prevenção de clostridioses em bovinos, ovinos e caprinos, após o falecimento de 199 animais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pasta afirma ter sido informada em 12 de agosto pela Adapi (Agência de Defesa Agropecuária do estado do Piauí) sobre a ocorrência de reações adversas em animais das espécies caprina, ovina e bovina, com possível relação ao uso da vacina, de propriedade do laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda.
Assim, a pasta iniciou o processo de fiscalização, solicitando à empresa relatórios de farmacovigilância do produto suspeito. Em seguida, inspecionou o laboratório, em Londrina (PR), com coleta das notificações do Serviço de Atendimento ao Consumidor, além da verificação do processo de fabricação e do controle de qualidade da vacina.
LEIA TAMBÉM!
Em 15 de agosto, o Ministério ordenou a apreensão cautelar das frações dos lotes da vacina na distribuidora que comercializou unidades da vacina relacionadas à notificação da Adapi.
Adicionalmente, o ministério solicitou à fabricante o painel de distribuição da vacina em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa comunicou aos distribuidores e lojistas a suspensão das vendas dos lotes específicos da vacina. Em 18 iniciou-se a apreensão dos lotes na distribuidora em Teresina (PI). Após avaliação dos dados de distribuição, a ordem de apreensão foi ampliada a todos os estados em 19 de agosto.
Foram comunicados ao governo federal óbitos de 194 ovinos, 4 caprinos e 1 bovino. As ações de fiscalização e investigação seguem em andamento. A estimativa inicial de conclusão do processo de investigação é de 60 dias.
A clostridiose é uma doença fatal decorrente de toxinas produzidas por bactérias do gênero Clostridium spp., manifestando-se com sinais como edema muscular, fasciculação, falta de coordenação motora e, em casos avançados, rigidez muscular, tremores, trismo, opistotonia (arqueamento do corpo com a cabeça para trás) e convulsões.
O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, ressaltou que o Mapa está dedicado e atuando de forma coordenada e integrada com os órgãos estaduais de defesa sanitária para confirmar a causa dos óbitos dos animais e adotar todas as medidas necessárias para a proteção da produção pecuária.
As seguradoras estimam prejuízos de 84 bilhões de dólares em 2025 devido a eventos climáticos.
Fonte por: CNN Brasil