Ministério confirma ocorrência de gripe aviária no Bioparque do RJ
As visitas ao local foram interrompidas provisoriamente para análise de riscos.

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, na sexta-feira (25), um caso de gripe aviária no recinto Savana Africana, no Bioparque, no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O incidente ocorreu em 17 de julho, após o serviço veterinário do Rio de Janeiro ser notificado sobre a morte repentina de galinhas-d’angola no local.
Em 22 de julho, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas confirmou que se tratava do subtipo H5N1 da doença.
Leia também:

Quais são as terras raras e por que elas são tão relevantes para a economia?

Os minerais brasileiros não podem ser explorados por americanos, afirma Raul Jungmann ao WW

A maioria dos acordos deverá ser finalizada até o dia 1º de agosto, segundo Trump
Além das 16 galinhas-d’angola, o recinto contava com outras espécies de animais. A grande maioria delas faleceu em razão da doença, restando apenas três. Um pavão que também morreu apresentou sinais clínicos da doença.
Após a confirmação da doença, os demais animais foram sacrificados como medida sanitária para conter a disseminação do vírus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visitas suspensas.
As visitas ao Bioparque foram suspensas temporariamente para avaliação de risco. Médicos veterinários, biólogos e zootecnistas realizam o monitoramento dos animais para identificação de possíveis sinais clínicos da doença.
Foram realocados preventivamente animais de outros ambientes para evitar a contaminação. Houve também modificações estruturais de biossegurança para evitar o contato entre aves residentes e aves selvagens, além do reforço de protocolos de biossegurança para as equipes de manejo, com o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual).
O perímetro da savana africana permanecerá fechado, com órgãos de saúde pública atuando no controle e na erradicação do foco de gripe aviária.
Considerando a significativa importância econômica do setor avícola para o país, o ministério finaliza que o serviço veterinário oficial reforça a necessidade de intensificação das medidas de biossegurança em todos os estabelecimentos avícolas.
Detectado caso de gripe aviária no interior do estado de São Paulo.
Em São Paulo, foi confirmado um novo caso de gripe aviária na última quarta-feira (23), conforme dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado.
O incidente foi registrado em uma unidade de produção de apoio à segurança alimentar em Monte Azul Paulista. A secretaria informou que as ações sanitárias foram implementadas, não existindo risco para a população, e o consumo de carne de aves e ovos continua seguro.
Publicado por Douglas Porto, com informações do Canal Rural
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)