Ministério Amplia Apoio Financeiro a Empresas Impactadas por Tarifas EUA

Ministério amplia apoio financeiro a empresas afetadas por tarifas dos EUA. Medida busca proteger setor produtivo em negociações com governo americano

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ministério Amplia Apoio Financeiro a Empresas Impactadas por Tarifas Americanas

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicou, na quarta-feira, 12 de novembro de 2025, uma portaria que amplia o programa de socorro às empresas afetadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. A nova medida permite que empresas com um impacto de 1% do faturamento das exportações para os EUA tenham acesso ao apoio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anteriormente, o programa exigia que as empresas comprovassem um impacto de mais de 5% do faturamento bruto nas exportações para os Estados Unidos. As linhas de crédito, que somam R$ 30 bilhões e são operadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), estavam voltadas para empresas, microempreendedores individuais e produtores rurais.

O governo brasileiro e o governo dos Estados Unidos continuam em negociações sobre as taxas. “Enquanto negocia com os EUA, o governo do presidente continua atento às necessidades do setor produtivo”, disse o vice-presidente e ministro do MDIC, em nota. “Ampliamos o critério de faturamento e, como já havíamos previsto no Plano, aumentamos a abrangência setorial para contemplar também os fornecedores”, complementou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A portaria também expandiu o tipo de empresa que pode buscar o apoio, incluindo empresas que fornecem para exportadores, com o mesmo critério de 1% do faturamento bruto como impacto mínimo.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou com o secretário de Estado norte-americano, em Niagara Falls, no Canadá, à margem da reunião do G7. Segundo o Itamaraty, eles discutiram o andamento das negociações bilaterais envolvendo tarifas comerciais.

LEIA TAMBÉM!

Mauro Vieira informou que o Brasil encaminhou, no último dia 4 de novembro, uma proposta de negociação aos Estados Unidos, após uma reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Sair da versão mobile