MindsEye não alcançou as vendas de 300 mil unidades

MindsEye contabiliza menos de 300 mil jogadores após seu lançamento; a grande maioria utiliza o PS5, com apenas 35 mil jogadores no PC.

27/06/2025 11:33

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MindsEye não alcançou as vendas de 300 mil unidades
(Imagem de reprodução da internet).

MindsEye, do desenvolvedora Build a Rocket Boy, registrou menos de 300 mil jogadores após o lançamento problemático na última semana, conforme análise da Ampere. A estimativa abrange todas as plataformas e revela que a maioria do público utiliza o PlayStation 5. No PC, a versão disponível via Steam alcança apenas 35 mil jogadores.

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O título de baixo volume chamou atenção, principalmente em um mês com diversos lançamentos, como Death Stranding 2: On the Beach e Mario Kart World. Esses títulos geraram expectativa, porém MindsEye enfrentou dificuldades para se destacar. Mesmo com a curiosidade de muitos jogadores, o fracasso do lançamento pode estar relacionado às inúmeras falhas reportadas pelos jogadores.

Cerca de 150 mil jogadores acessaram MindsEye no PS5, enquanto os consoles Xbox Series acumulam aproximadamente 65 mil jogadores. O restante está concentrado no PC, plataforma onde o jogo oferece uma ferramenta de criação de conteúdo chamada Build.MindsEye, destinada a usuários criarem experiências dentro do próprio jogo.

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De acordo com a Ampere, os problemas iniciaram-se antes mesmo do lançamento, com escassa divulgação e atraso nas informações sobre o jogo. Adicionalmente, houve acusação de que um dos executivos da mídia havia sido comprado para fornecer críticas negativas. Após o lançamento, surgiram críticas relacionadas ao desempenho técnico, bugs e à jogabilidade, com direito a reembolsos por parte da Sony.

O estúdio implementou atualizações para solucionar problemas, porém os relatos apontam que isso não foi suficiente para reverter a avaliação negativa. Em decorência, a empresa iniciou um processo de demissões, que pode impactar mais de 100 colaboradores. Essas alterações internas colocam em risco os planos de continuidade do projeto.

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Isto porque a Build a Rocket Boy havia prometido atualizações gratuitas. Além disso, também revelou o plano de introduzir um modo multiplayer em mundo aberto e uma possível sequência para MindsEye. Contudo, o desempenho atual pode atrasar ou até cancelar essas entregas.

Apesar dos resultados inferiores ao previsto, a empresa ainda não comunicou oficialmente sua estratégia para o jogo. Até o momento, a empresa também não apresentou números de vendas oficiais nem alterou o planejamento do cronograma. Assim, a única informação disponível refere-se aos cortes realizados na equipe do estúdio.

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Fonte por: Adrenaline

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.