Milton Hatoum foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras

O amazonense ocupa a cadeira 6, com mais de 500 mil livros comercializados e atuação em vários países.

14/08/2025 18:53

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O escritor Milton Hatoum, de Manaus, foi escolhido na quinta-feira, 14, para a cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras, anteriormente ocupada pelo jornalista Cícero Sandroni, falecido em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nascido em Manaus em 1952 e com ascendência libanesa, Hatoum é romancista, contista, ensaísta, tradutor e professor universitário. Transferiu-se para São Paulo em 1970, onde se graduou em Arquitetura pela FAU-USP, residindo também em Paris no início dos anos 80. Entre 1984 e 1998, atuou como docente de Língua e Literatura Francesa na Universidade Federal do Amazonas.

Em 1989, seu primeiro romance, Relato de um certo Oriente, publicado pela Companhia das Letras, recebeu o Prêmio Jabuti. Posteriormente, foi adaptado para o cinema, sob a direção de Marcelo Gomes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2000, a obra foi lançada também em países como Argentina, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Líbano e Sérvia.

Os livros de Milton Hatoum atingiram mais de 500 mil unidades vendidas e foram publicados em 17 países.

Leia também:

Hatoum também atuou como colunista em veículos como os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, o site Terra Magazine e a revista Entre livros. O autor publicou também ensaios e artigos sobre literatura brasileira e latino-americana em revistas e jornais do Brasil, da Espanha, da França e da Itália.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.