Milton Hatoum: descubra a obra do escritor homenageado pela ABL

O autor assume a posição n.º 6 na instituição, cargo vago desde o falecimento do jornalista Cícero Sandroni em junho.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Milton Hatoum, 72 anos, foi escolhido para ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (14). Ele ocupará a cadeira n.º 6 da instituição, que estava vacantemente desde a morte do jornalista Cícero Sandroni em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hatoum é romancista, contista, ensaísta, tradutor e professor universitário, com mais de 500 mil exemplares vendidos e livros publicados em 17 países.

Descubra 5 livros para conhecer a produção de Milton Hatoum

Dois irmãos

O livro, premiado com o Jabuti, conta a história dos irmãos gêmeos Yaqub e Omar e seus laços familiares, além de explorar as relações da família com sua empregada doméstica, que também tem um filho.

LEIA TAMBÉM!

O livro foi transformado em uma série limitada exibida pela TV Globo.

Relato de um certo Oriente

O primeiro livro publicado por Hatoum recebeu o Prêmio Jabuti e teve uma adaptação para o cinema, sob a direção de Marcelo Gomes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A história segue uma mulher que retorna a Manaus, sua cidade natal, após um longo tempo longe, com o objetivo de encontrar Emilie, a líder de uma família libanesa residente na cidade.

“Cinzas do Norte” (2005)

O livro narra a trajetória de amizade entre dois jovens: o órfão Olavo, conhecido como Lavo, que conta a história, e Raimundo Mattoso, filho de uma família aristocrática de Manaus, que abandona as expectativas paternas para perseguir suas paixões artísticas.

O romance recebeu o Prémio Portugal Telecom, o Grande Prémio da Crítica, o Prémio Jabuti e o Prémio Livro do Ano da CBL, além do Prémio Bravo! de Literatura.

“Órfãos do Eldorado” (2008)

A narrativa, que também recebeu adaptação cinematográfica por Guilherme Coelho, é contada por Arminto Cordovil, um idoso conhecido por sua fama de excêntrico, que relata suas paixões e as decepções de uma geração que idealizava um Eldorado na Amazônia.

“A noite da espera” (2017)

O primeiro volume da trilogia “O Lugar Mais Sombrio” é um romance que narra a história de um grupo de amigos que vivia em Brasília entre as décadas de 1960 e 1970, período da ditadura militar.

Após um divórcio doloroso de seus pais, Martin, um adolescente de São Paulo, muda-se para o Rio de Janeiro com o pai e rapidamente faz novas amizades. A trajetória de vida pessoal dos personagens se conecta à história da ditadura militar no país.

O segundo volume da trilogia “Pontos de Fuga” foi lançado em 2019, e o volume final, “Dança de Enganos”, estará disponível nas livrarias em outubro deste ano.

Bienal do Livro Rio 2025: veja os livros mais vendidos no evento.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile