O presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), habilitou o processo de privatização da empresa AySA (Agua y Saneamientos Argentinos), estatal responsável pelos serviços de água potável e esgoto na área metropolitana de Buenos Aires.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através de decreto, divulgado no Diário Oficial na quarta-feira (23.jul.2025), Milei autorizou a transferência de 90% das ações do Estado para o setor privado e instaurou uma licitação pública nacional e internacional para transferir pelo menos 51% do capital acionário a um operador estratégico. Segue a íntegra do decreto 494/2025, em espanhol (PDF – 172 kB).
O governo de Milei declarou que a otimização do desempenho dos serviços de água e saneamento exige um patamar de investimento em infraestrutura que ultrapassa os recursos financeiros da empresa. Acrescenta que a privatização da AySA “contribui diretamente para a melhoria do serviço público concessionado de abastecimento de água potável e coleta de esgoto na Área Metropolitana [de Buenos Aires], a partir da implementação de técnicas regulatórias adequadas para atender às necessidades dos usuários”.
LEIA TAMBÉM!
Desde a sua fundação, a AySA operou com prejuízo. Entre 2006 e 2023, o governo argentino teria alocado aproximadamente US$ 13,4 bilhões para arcar com os custos da empresa.
Fonte por: Poder 360
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE