Microsoft Avança com Próxima Geração de Hardware, Apesar de Desafios
Jez Corden, da Windows Central, revela que a Microsoft continua focada no lançamento da próxima geração de hardware para 2027, mesmo com as recentes especulações sobre o impacto dos altos preços da memória RAM no cronograma. O jornalista ressalta que essa previsão também depende diretamente do progresso do Windows 11 e de outros fatores estratégicos da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As equipes de desenvolvimento estão trabalhando de forma altamente integrada, buscando transformar o sistema operacional em uma experiência mais refinada e com caracterÃsticas semelhantes à s de um console, adaptadas ao hardware da marca.
Cenário Otimista Internamente
Internamente, a Microsoft considera 2027 como o melhor cenário possÃvel para o lançamento, desde que todos os aspectos do projeto se desenvolvam conforme o planejado. Caso surjam imprevistos, a empresa se reserva o direito de realizar ajustes no cronograma, buscando manter o projeto em dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novo APU Magnus: Potência e Inovação
O console, que receberá um novo AMD APU chamado Magnus, é composto por dois chiplets: um SoC com arquitetura Zen 6 e um GPU baseado em RDNA5. O processador conta com até 3 núcleos Zen 6 + 8 núcleos Zen 6c, compartilhando 12 MB de cache L3, enquanto o GPU trará 68 unidades de computação e 4 motores de sombreamento, com 24 MB de cache L2, cinco vezes mais em comparação ao Series X.
Memória RAM e Desempenho
A memória RAM ainda não foi totalmente detalhada, mas a configuração poderá incluir 24 GB, 36 GB ou 48 GB de RAM, utilizando um barramento de 192 bits. O APU Magnus também incorpora uma NPU de 110 TOPS (trilhões de operações por segundo), voltada para tarefas de inteligência artificial e upscaling de imagem, operando em modo econômico de 46 TOPS.
LEIA TAMBÉM!
Consumo de Energia e Desempenho
O consumo total de energia deve variar entre 250 e 350 watts, com uma estimativa de ganho de desempenho entre 30 e 35%, o que se traduz em taxas de quadros mais elevadas. A Microsoft busca otimizar o desempenho do hardware, visando uma experiência de jogo mais fluida e imersiva.
