Microsoft lança atualização para corrigir o erro 0xc0000098 no Windows 11

Mantenha-se informado e instale a atualização! Microsoft divulga solução para o erro 0xc0000098 no Windows 11; saiba mais sobre o problema!

02/06/2025 20:11

3 min de leitura

Microsoft lança atualização para corrigir o erro 0xc0000098 no Windows 11
(Imagem de reprodução da internet).

Se você estiver utilizando versões 22H2 e 23H2: atualize já! A Microsoft lança correção para o erro 0xc0000098 no Windows 11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O início ocorreu com o lançamento da atualização KB5058405 em maio de 2025, com o objetivo de corrigir falhas de segurança, porém gerou uma sequência de problemas em sistemas das versões citadas.

O erro principal e mais sério impede a inicialização do sistema, exibindo o código 0xc0000098. O problema decorre da falha no carregamento do driver crítico ACPI.sys (Configuração Avançada e Interface de Energia), componente essencial para o gerenciamento de hardware e estados de energia do sistema.

Leia também:

Diante da gravidade da situação, a Microsoft agiu rapidamente com o lançamento da atualização de emergência KB5062170 em 2 de junho, fora do cronograma habitual. Esta correção está disponível exclusivamente pelo Catáde Atualizações e substitui completamente a problemática KB5058405.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para usuários que não realizaram a atualização de maio, a sugestão é prosseguir diretamente para a KB5062170, que inclui os patches originais e a correção para o problema de inicialização. Para acessar a atualização mencionada, clique aqui.

Ao trabalhar na solução para o primeiro problema, surgiu uma nova falha crítica, que impactava não apenas máquinas físicas, mas também ambientes virtuais no Azure.

O sintoma é semelhante (falha na inicialização com a mensagem de “dispositivo precisa ser reparado”), porém com impacto mais amplo em infraestruturas corporativas.

Felizmente, usuários domésticos e gamers não estão em risco desta segunda falha, que afeta principalmente:

Para sistemas já afetados pelos erros, a Microsoft propõe diversas abordagens considerando a configuração do dispositivo.

Em dispositivos com a recuperação habilitada:

Em dispositivos sem a recuperação habilitada:

Este procedimento retorna o Windows para a última atualização instalada com sucesso.

A Microsoft reconhece que ainda não dispõe de uma solução definitiva para todos os cenários e prossegue com investigações adicionais sobre outros arquivos do sistema. A empresa recomenda:

Para usuários corporativos:

Para usuários domésticos:

Esta crise de atualizações demonstra os desafios em garantir segurança e estabilidade no sistema operacional. Com a crescente complexidade do Windows 11 e sua integração com ambientes físicos e na nuvem, cada atualização apresenta um risco potencial elevado.

Especialistas recomendam que a empresa revise seu processo de testes, principalmente para atualizações críticas, enquanto os usuários esperam soluções definitivas para os problemas existentes.

Por fim, e não menos importante, é válido ressaltar que a Microsoft mantém uma página de status atualizada com informações sobre essas falhas, e promete novas correções assim que estiverem disponíveis.

Enquanto isso, a recomendação geral é de cautela com atualizações e atenção às orientações oficiais. Falhas na plataforma não são incomuns, no entanto, o que preocupou neste caso é a gravidade da situação.

Resta aguardar-se para verificar o desenvolvimento da situação. Espera-se que a grande empresa do setor tome medidas adicionais para evitar que situações indesejadas como esta ocorram – sobretudo após o crescimento notório alcançado recentemente.

E aí? O que você achou da situação? Compartilhe suas experiências e opiniões nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!

Fontes: club386 | pcworld

Observe a aparência renovada do Menu Iniciar no Windows 11.

Fonte por: Adrenaline

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.