Micron apresenta o SSD 9650, o primeiro baseado em PCIe Gen6 para data centers, com velocidades de até 28 GB/s

A empresa lançou mais dois modelos, com o SSD 6600 ION atingindo a capacidade recorde de 122 TB.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Micron apresentou oficialmente sua nova linha de SSDs para data centers, desenvolvida com a tecnologia 3D NAND de 9ª geração. Trata-se de três produtos projetados para cargas de trabalho de Inteligência Artificial de alto desempenho e as necessidades de data centers contemporâneos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal novidade é o SSD Micron 9650, que é o primeiro SSD PCIe Gen6 NVMe do mundo. Destaca-se o investimento das empresas, com a NVIDIA apostando em uma startup para diminuir custos de IA em até 50% e confirmando o erro da Intel.

O SSD 6600 ION lança-se com a capacidade recorde de 122 TB em formato E3.S. Apresentou-se também o SSD 7600, posicionado como o SSD PCIe Gen5 mais eficiente e com menor latência para cargas de trabalho comuns.

LEIA TAMBÉM!

Notícias Relacionadas:

Armazenamento de estado sólido mais rápido do mundo.

O SSD Micron 9650 proporciona até 28 GB/s em leitura sequencial e 5,5 milhões de IOPS para leituras aleatórias. Representa mais do que o dobro do desempenho em relação à concorrência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa o apresenta como o SSD mais rápido do mundo, sem justificativa.

Seu desempenho o torna particularmente adequado para tarefas de inferência e treinamento de IA, onde a taxa de transferência e a baixa latência são cruciais.

A solução também proporciona até 67% mais eficiência energética para leituras e 25% mais eficiência para gravações em comparação com os drives Gen5. A Micron oferece o 9650 em variantes com refrigeração a ar e líquida, nos formatos E3.S e E1.S.

Sobre o 6600 e o 7600

O SSD 6600 ION oferece densidade de armazenamento sem igual para data centers, com uma versão de 122 TB prevista para este ano e um modelo de 245 TB programado para o início de 2026. Ambos empregam a mesma plataforma G9 NAND, visando substituir grandes volumes de HDDs e diminuir o espaço físico em racks.

O SSD 7600, por sua vez, é otimizado para sistemas Gen5 e proporciona um equilíbrio entre desempenho e eficiência energética, sendo adequado para cargas de trabalho frequentes em ambientes de nuvem e implementações avançadas.

A Micron declara que os novos dispositivos foram validados com os principais parceiros do ecossistema, como NVIDIA, Dell, Astera Labs e Broadcom.

Os modelos de SSDs 9650 e 7600 já estão disponíveis para clientes, enquanto o SSD 6600 ION de 122 TB deve ser entregue no terceiro trimestre. Não há informações sobre preços, mas eles podem ser comparáveis aos preços de uma RTX 5090. Isso significa que, embora não atinjam o valor de um automóvel, deverão ser longe do alcance do consumidor médio.

Micron 9650, Micron 6600 e Micron 7600.

Revelações sobre a série Ryzen PRO 9000: até 12 núcleos e TDP de 65W.

Fonte por: Adrenaline

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile