Michael Schumacher se comunica após acidente que mudou sua vida

Ex-piloto da Fórmula 1, que vive com limitações severas, mantém contato não verbal com a família desde 2013.

08/10/2025 19:33

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Michael Schumacher: Uma Vida Reservada Após o Trauma

Desde o grave acidente ocorrido em uma estação de esqui nos Alpes Franceses em dezembro de 2013, Michael Schumacher tem levado uma vida de extrema privacidade e afastamento da mídia. O tricampeão mundial da Fórmula 1 sofreu um traumatismo craniano severo, resultando em uma longa internação e, posteriormente, cuidados em casa, sob a constante atenção de sua família. Informações sobre sua saúde permanecem escassas, mas detalhes sobre sua condição vêm sendo divulgados gradualmente.

Segundo Elisabetta Gregoraci, esposa do empresário Flavio Briatore, revelada em 2020, Michael Schumacher não consegue mais se comunicar verbalmente, utilizando seus olhos para interagir com seus entes queridos. Ela mencionou que apenas três pessoas podem visitá-lo, e identificou quem são essas pessoas. A família se mudou para a Espanha, onde Corinna, esposa de Schumacher, estabeleceu um centro de cuidados em sua residência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jean Todt, ex-diretor da Ferrari, outro nome próximo a Schumacher, também comentou sobre o estado do piloto em 2023. “Michael está aqui, eu não sinto falta dele. Mas ele, simplesmente, não é o Michael que costumava ser. Ele está diferente e é guiado por sua esposa e pelos filhos, que o protegem. A vida dele é diferente agora e tenho o privilégio de compartilhar momentos com ele”, declarou.

Leia também:

Corinna Schumacher desempenha um papel central no cuidado do marido. Casados desde 1995, eles são pais de Mick e Gina-Maria. A família tem mantido sua vida sob rigorosa discrição desde o acidente. O trágico evento, ocorrido em 29 de dezembro de 2013, interrompeu a trajetória pública de Schumacher.

O acidente, durante uma descida, resultou em uma colisão com uma rocha e uma queda grave, atingindo a cabeça do piloto. Ele foi colocado em coma induzido e permaneceu em tratamento intensivo por meses. Desde então, não apareceu mais em público.

A família prioriza a preservação da privacidade e dignidade de Schumacher, evitando divulgar atualizações sobre seu estado clínico. O jornalista alemão Felix Gorner, em entrevista à emissora RTL, trouxe novas informações recentemente. “A situação é muito triste. Ele precisa de cuidados constantes e está totalmente dependente. Não consegue mais se expressar verbalmente”, afirmou.

Gorner também comentou sobre o sigilo mantido ao redor do ex-piloto: “No momento, há no máximo 20 pessoas que podem se aproximar do Michael. Acredito que essa é a estratégia correta. Eles sempre foram extremamente cuidadosos em relação à privacidade dele e isso não mudou”, concluiu.

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.