O Metrô de São Paulo lança projeto piloto que permite pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito. Confira as estações participantes!
Um novo projeto piloto começou nesta segunda-feira (1°) e permitirá que os usuários do Metrô de São Paulo paguem a tarifa utilizando cartões de débito e crédito por aproximação. As catracas exclusivas para esse pagamento já estão disponíveis nas estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O serviço terá uma duração inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação para avaliar sua aceitação pelos passageiros.
Os cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo, que estejam habilitados para pagamentos por aproximação, serão aceitos. No entanto, para quem utiliza o sistema de integração, o pagamento por aproximação não estará disponível, sendo necessário o uso de cartões de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao usar o cartão, não será possível alternar entre as funções de débito e crédito, pois a cobrança será feita na função previamente definida pelo banco.
Após a utilização do cartão, o passageiro deverá aguardar 30 minutos para passar novamente pela catraca do Metrô. Esse intervalo poderá ser ajustado após a análise dos testes. Cada estação contará com pelo menos uma catraca para esse tipo de pagamento, e os bloqueios estarão devidamente sinalizados.
Nas estações de maior movimento, promotores estarão disponíveis para orientar os usuários sobre o uso dos cartões.
Inicialmente, cartões virtuais cadastrados em celulares ou smartwatches não serão aceitos. O Metrô destaca que o pagamento ocorre instantaneamente, o que visa melhorar o fluxo nas estações, proporcionando mais praticidade e agilidade aos passageiros.
Atualmente, a tarifa pode ser paga também por meio de cartões de transporte, como Bilhete Único ou Top, além de bilhetes QRCode.
Abaixo, a lista das estações que já contam com o serviço:
O início da aceitação do pagamento por aproximação nas seguintes estações está previsto para dezembro:
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.