Mercados Norte-Americanos Registram Alta com Dados Econômicos Positivos
As ações nos Estados Unidos apresentaram alta nesta terça-feira (23), com o índice S&P 500 alcançando um recorde de fechamento. Essa valorização foi impulsionada por uma série de dados econômicos, incluindo um crescimento econômico que superou as expectativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Departamento de Comércio revelou um crescimento de 4,5%, o mais acelerado desde o terceiro trimestre de 2023, superando a previsão de 3,3% feita por economistas consultados pela Reuters, impulsionado pelo forte consumo.
Apesar da divulgação tardia dos dados, que levou muitos analistas a prever um crescimento mais lento no quarto trimestre, os mercados ajustaram suas expectativas, reduzindo a probabilidade de um corte na taxa de juros em janeiro pelo Federal Reserve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso resultou em um aumento nos rendimentos dos títulos de curto prazo. Stephen Massocca, vice-presidente sênior da Wedbush Securities, comentou que o mercado de títulos não reagiu bem a essa notícia, destacando que, embora o crescimento esteja forte, setores como alimentos e energia podem enfrentar dificuldades se as taxas de juros não caírem.
Desempenho dos Índices e Setores
O S&P 500 subiu 31,24 pontos, ou 0,45%, fechando em 6.909,73 pontos. O Nasdaq Composite avançou 133,02 pontos, ou 0,57%, alcançando 23.561,84, enquanto o Dow Jones Industrial Average teve uma alta de 79,33 pontos, ou 0,16%, para 48.442,01. O índice de crescimento do S&P 500 teve um aumento de quase 1%, enquanto o índice de valor permaneceu estável.
LEIA TAMBÉM!
As ações de empresas ligadas à inteligência artificial continuaram a se valorizar, recuperando-se de uma queda na semana anterior. A Nvidia foi um dos principais responsáveis pela alta do S&P 500, com a Amazon.com, Alphabet e Broadcom também registrando ganhos superiores a 1% no dia.
No entanto, outros dados econômicos indicaram um cenário menos otimista, com preocupações crescentes sobre empregos e renda.
Expectativas para o Final do Ano
Os três principais índices estão a caminho de registrar o terceiro ganho anual consecutivo, com o S&P 500 e o Dow Jones se aproximando do oitavo mês de alta. Os recentes avanços nas ações norte-americanas alimentaram as expectativas de um “rali de Natal”, um fenômeno em que o S&P 500 costuma registrar ganhos nos últimos dias de negociação do ano e nos primeiros de janeiro.
Este ano, esse período se inicia na quarta-feira e vai até 5 de janeiro.
Os volumes de negociação foram baixos e devem diminuir ainda mais com a proximidade do feriado. Os mercados de ações dos EUA fecharão às 13h (horário do leste dos EUA, 18h GMT) na quarta-feira e estarão fechados na quinta-feira em razão do Natal.
A ServiceNow viu suas ações caírem após anunciar a aquisição da startup de cibersegurança Armis por US$ 7,75 bilhões. Por outro lado, as ações da construtora naval Huntington Ingalls subiram após o presidente Donald Trump anunciar planos para uma nova classe de navios de guerra, que seriam significativamente mais poderosos.
Além disso, as ações da mineradora Freeport-McMoRan subiram após atingirem a máxima de 15 meses, impulsionadas pelos preços recordes do cobre e pela elevação da meta de preço do Wells Fargo para suas ações.
