Mercados Europeus em Alta com Sinais de Distensão Comercial
As bolsas europeias apresentam, em sua maioria, alta, impulsionadas por indícios de alívio nas tensões comerciais após um acordo entre os EUA e a Índia. Além disso, há uma aparente melhora no cenário geopolítico, com a possibilidade de diálogos entre a Casa Branca e o Irã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, o ouro e a prata registram alta, refletindo uma recomposição de posições em ativos considerados seguros em tempos de incerteza, o que beneficia as mineradoras em Londres.
Por volta das 7h48 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,31%, alcançando 619,24 pontos. A Bolsa de Londres apresentava uma leve queda de 0,16%, enquanto Paris avançava 0,09% e Frankfurt registrava um ganho de 0,25%. O mercado de Milão teve alta de 0,90% e Lisboa subiu 0,60%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Madri, por sua vez, mostrava valorização de 0,28%.
Desempenho das Ações em Londres e Frankfurt
No mercado londrino, as ações da fornecedora de análises Relc caíam 6%, limitando o FTSE 100 de acompanhar a tendência positiva dos outros mercados europeus, mesmo com a recuperação das mineradoras. A Endeavour Mining subia 5,5%, enquanto a Fresnillo avançava 4,47%.
LEIA TAMBÉM!
A Antofagasta e a Anglo American também registravam alta de 4,2% cada.
A AstraZeneca, no entanto, recuava 1,4% após a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) rejeitar um pedido inicial de aprovação para seu medicamento Saphnelo, destinado ao tratamento do lúpus. A empresa se comprometeu a trabalhar com o órgão regulador para apresentar uma nova solicitação.
Movimentações em Copenhague e Madri
Em Copenhague, a Orsted apresentava uma queda de 1,5% após anunciar a venda de seus negócios onshore europeus para a CIP por € 1,44 bilhões. Em Madri, a Telefónica registrava uma perda de 0,5%. A gigante de telecomunicações e a Liberty Global estão interessadas na aquisição da rede britânica de banda larga Netomnia, avaliada em cerca de 2 bilhões de libras (US$ 2,73 bilhões), conforme informações do Financial Times.
Em Frankfurt, a Daimler Truck subia 4,3% e a Deutsche Post avançava 2,25%, ajudando a atenuar as pressões das ações da Zalando (-6%) e da Merck (-1,2%). As ações do setor de defesa também apresentavam alta, com a Rheinmetall subindo 1,6% e a Leonardo ganhando 0,71% em Milão.
