Mercados europeus disparam com ações de defesa em alta! A captura de Nicolás Maduro pelos EUA impulsiona índices, enquanto petróleo enfrenta queda.
As bolsas da Europa iniciam a semana em alta nesta segunda-feira, impulsionadas principalmente por ações do setor de defesa. Os investidores estão atentos aos desdobramentos da operação militar dos EUA na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por volta das 6h10 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava um avanço de 0,48%, alcançando 599,01 pontos. O subíndice do setor aeroespacial e de defesa se destacou com um expressivo ganho de 3,49%.
Entre as principais empresas de defesa da Europa, as alemãs Rheinmetall (+6,7%), Renk (+6,3%) e Hensoldt (+7%) se destacaram, assim como a italiana Leonardo, que subiu 5,4%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No último sábado (3), forças militares dos EUA realizaram bombardeios na Venezuela e detiveram Maduro, que foi levado para Nova York para enfrentar acusações de narcoterrorismo e outros crimes. A Venezuela, membro fundador da Opep, possui as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo, totalizando 303 bilhões de barris, o que representa cerca de 17% do total global, conforme dados dos EUA.
As cotações do petróleo apresentaram queda nas negociações da manhã, refletindo preocupações sobre um possível excesso de oferta após a queda de Maduro. Às 6h26 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,22%, enquanto Paris avançava 0,31% e Frankfurt registrava um ganho de 0,84%.
As bolsas de Milão e Madri também mostraram altas, com respectivas variações de 0,47% e 0,33%. Por outro lado, a Bolsa de Lisboa apresentou uma exceção, com uma queda de 0,97%.
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.